Aula dpp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO 01
Ciclo de Vida do Produto
por Daniel Portillo Serrano
Data: 04/02/2007
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Ciclo%20de%20Vida%20do%20Produto.htm

O estudo do ciclo de vida de um produto indica o desempenho de vendas de um produto ou serviço com o passar do tempo. Teoricamente não se incluem neste estudo modelos ou variações de produtos, mas sim, segmentos. Assim,não se analisam o desempenho do Fusca, de determinado modelo de televisão ou de computador, mas sim, o desempenho dos automóveis, dos televisores e dos computadores.
Muitas empresas, no entanto, tem utilizado esta análise para análises de modelos de produtos individuais de forma que o estudo mostrasse o momento de campanhas de revitalização ou o momento de lançamentos de substitutos.
No modeloclássico, se consideram 4 fases na vida de um produto: A Introdução do produto no mercado, O Crescimento desse mercado, a Maturidade e o Declínio.
Muitos estudiosos preferem considerar uma quinta fase: a Saturação do mercado,  que culmina com a representação abaixo, a mais aceita atualmente.

Ultimamente houve algumas tentativas de se acrescentar um sexto momento: o do Desenvolvimento do produto,que antecederia a fase de Introdução. Considera-se, no entanto, que esta fase é preliminar à vida do segmento, não podendo ser considerada no ciclo de vida um período de vida de um produto ou serviço que ainda não nasceu.
Assim, as fases do ciclo de vida de um produto são:
Introdução: É a fase em que se lança um produto no mercado;
Crescimento: quando o mercado começa a conhecer o produto e aconsumi-lo;
Maturidade: quando o produto já é de conhecimento amplo do mercado;
Saturação: quando o mercado já não consome o produto como anteriormente;
Declínio: quando o produto não desperta mais o interesse do mercado e as vendas caem.

CONCEITO 02
Ciclo de Vida do Produto
Data: 23/08/2010
By Adriana Boaski
Fonte:http://napublicidade.wordpress.com/2010/08/23/estagios-do-ciclo-de-vida-do-produto/

Papo Acadêmico: Existem cinco estágios do ciclo de vida do produto: Estágio de Introdução; de Crescimento; de Maturidade e Saturação e por último de Declínio.
Estágio de Introdução: É quando o bem ou produto é introduzido no mercado. Possui uma venda inicial baixa e cresce vagarosamente, sendo uma fase mais arriscada e cara, pelo fato dos produtos não serem aceitos pelo mercado.Possui uma decisão de fixação de preço e determinação dos canais de distribuição. Utiliza-se como técnica de projeção, a pesquisa direta com o consumidor.

Estágio de Crescimento: Quando o produto é aceito pelo público, ela entra na fase de crescimento. As vendas e a lucratividade crescem rapidamente, pois o mercado se encontra em expansão. Existem dois tipos de consumidores, os inovadores, queexperimentam e testam o novo produto e os imitadores, que são aqueles que conhecem o produto através de um amigo, vizinho.  Nesse estágio surgem os concorrentes. As decisões a serem tomadas dizem respeito à expansão da capacidade produtiva, estratégias de marketing e ao planejamento da produção. Na projeção de demanda, podem ser utilizadas técnicas estatísticas, para indicar possíveis inflexões nocrescimento das vendas.
Estágio de Maturidade e Saturação: As vendas passam a ter um crescimento desacelerado, onde os lucros começam a cair. Existe a possibilidade do surgimento de novos produtos no mercado com a finalidade de estender a duração do ciclo. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas, onde o produto depende das condições econômicas. Asdecisões estão relacionadas à promoção, fixação de preço, com ênfase nos estoques.
Estágio de Declínio: existem várias razões para que ocorra o declínio, tais como: surgimento de novos produtos mais eficazes; a substituição de um produto por outro melhor e a falta de necessidade pelo produto. Ocorrendo esse declínio, diminui a quantidade demandada, fazendo com que muitos produtores abandonem...
tracking img