Africa do sul e o apharteid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho falaremos sobre a África do Sul, desde o seu período pré-histórico até os dias atuais, incluindo o Apartheid.



O processo de formação do país, do período colonial ao século XXI

Pré-História

A região do território atual da África do Sul recebeu a colonização do povo Khoisan que eram caçadores e coletores.
Época Pré-colonial (do século I ao XIV)
Entre osséculos I e V, os povos Khoisan que habitavam a região deste a Pré-História foram conquistados pelo povo Bantu que dominam o território. Entre os séculos IX e XIV desenvolve-se na região o Império Mapungubwe.
Período Colonial
1488 - o navegador português Bartolomeu Dias passa pelo Cabo da Boa Esperança e passa a usar a Ilha Robben como feitoria para o caminho das Índias.
1652 - Jan van Riebeeck,administrador holandês da Companhia Holandesa das Índias Orientais cria a Colônia Holandesa do Cabo.
1795 - a Colônia Holandesa do Cabo é ocupada pelos ingleses, após Napoleão ter conquistado províncias holandesas.
1899 a 1902 - ocorre a Guerra dos Boers em que os ingleses, interessados nas minas de diamante da região, enfrentam colonos holandeses e franceses da região. Vencedores, os inglesespassam a dominar grande parte da região.
Século XX
- 1910 - os ingleses fundam a União da África do Sul como domínio do Império Britânico. Tornam a língua inglesa em oficial da região e os negros ficam sem direitos políticos e sociais.
- 1948 - criada a estrutura política, social e econômica do Apartheid (sistema legalizado que discriminava racialmente os negros e garantia o domínio da minoriabranca na região).
- 1961 - a União da África do Sul conquista a independência da Inglaterra, formando a República da África do Sul.
- 1994 - fim do apartheid com eleições livres em 27 de abril. Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.
Século XXI
- 2010 - um dos maiores eventos esportivos do mundo foi realizado na África do Sul: a Copa do Mundo de Futebol. O governo sul-africanoinvestiu, junto com a iniciativa privada, bilhões de dólares da infraestrutura do país. Rodovias, aeroportos, hotéis e estádios foram construídos ou reformados. Além de movimentar a economia local, o evento melhorou as condições de infraestrutura do país. A África do Sul também passou a ser mais conhecida no cenário mundial.
As principais características naturais do país
O Continente Africanoé um dos mais extensos e diversos de nosso planeta, com 30.065.00 km² de área e população de 944,4 milhões de habitantes, segundo mais populoso após a Ásia. É formado por 53 países independentes, todos marcados pelo atraso econômico, social e os mais baixos IDHs do mundo, isso em grande parte causado pela exploração e dominação europeia durante o Imperialismo.

As regiões com mais concentraçãopopulacional são Vale do Rio Nilo, Magreb, Biafra (próximo ao Golfo da Guiné na Nigéria) e a parte sul (com áreas mais desenvolvidas como a África do Sul).

[pic] Savanas Africanas

Aspectos Naturais – Geográficos e Geológicos

Possui particularidades como apresentar terras nos Quatro hemisférios (Norte e Sul, Ocidente e Oriente), além de ser cortado por importantes linhas imaginárias (oEquador – zero grau das latitudes, e Meridiano de Greenwich – zero grau para os fusos horários, e ainda os Trópicos de Câncer ao norte e o de Capricórnio ao sul).

Seu litoral é maciço e pouco recortado, banhado pelo Mar Mediterrâneo, Oceano Atlântico e Índico. Já o seu relevo  é caracterizado por maioria de Planaltos, com destaques para a Cadeia Montanhosa do Atlas (ao Noroeste), Maciço da Etiópia(Nordeste), Cadeia do Cabo ou Drakensberg (na África do Sul), Planalto dos Grandes Lagos (região que apresenta fossas tectônicas, que deram origem a lagos pelo acumulo de água, como o Lago Vitória, nascente do Nilo) e Planície do Congo (na região central).

Devido sua formação geológica antiga a África é rica em minérios e pedras preciosas como os Diamantes, Ouro, Manganês, Ferro entre...
tracking img