Iluminismo e positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho acadêmico tem como objetivo principal explorar a temática – Sobre os Princípios éticos do Iluminismo e Positivismo – Como fonte de informação filosófica, preocupando-se em apresentar uma descrição concisa das reivindicações dos movimentos estudados, contendo suas idéias e conquistas, de maneira clara e objetiva.

Ambos os movimentos influenciaramsistematicamente a vida política de suas épocas, gerando influência global de suas reformas, obtendo gerações marcadas pela transformação, mudanças de valores e pensamentos. Onde de um lado propunha a reforma social, do outro apoiava a organização social, visto que em períodos diferentes as dificuldades se modificavam, percebe-se ainda que havia em comum os objetivos que se convergiam em prol dascamadas populares e sua ordem.

A importância atribuída à mudança da sociedade, enxergando um plano de vida melhor, mais justo e mais feliz, podemos então refletir em ideias Iluministas e Positivistas para engajar na luta dos problemas sociais, visto que a relação entre ambos está ao lado da classe trabalhadora.

2. ILUMINISMO

Movimento que surgiu através do progresso intelectualatingido no século XVIII, na França, deveu-se a fatores decorrentes dos principais movimentos econômicos e culturais da história europeia desde o fim da Idade Média. Sendo assim, as conquistas no campo da filosofia e da ciência nesse período se juntaram com as novas atitudes da elite intelectual da época, que culminou na Revolução Intelectual.

Imagem 1: A liberdade guiando o povo.
Óleo sobre tela deEugene Delacroix, 1830.
Fonte: Internet.

Tal movimento marcou gerações, devido seu alcance global, tendo seus resquícios mais significativos como a valorização da razão, a predominância da ciência, a crença no aperfeiçoamento do homem, a liberdade política, econômica e religiosa como influências de bases conceituais até os dias atuais. Sendoassim, se pudermos fazer um parêntese de tudo que se transformou reflexo do Iluminismo para sociedade atual, perceberemos que diversos conceitos ainda são influentes, tais como: A defesa da propriedade privada, a livre concorrência de produtos, investimento em educação pública, a ciência empenhada em descobertas concretas e não apenas especulações, e por fim a crença dos direitos humanos e suaaplicação na sociedade atual.

Mas nada disso seria possível se o Iluminismo não fosse despertado por seus filósofos que acreditavam no propósito de “jogar luzes nas trevas em que se encontrava grande parte da humanidade”. Fomentando fortes criticas ao absolutismo e a dominação religiosa. Principais Filósofos Iluministas são:

* Bento de Espinosa (1632–1677), filósofo holandês, com ascendênciajudaica portuguesa. É considerado o precursor das correntes mais radicais do pensamento iluminista. Escrito mais importante: Ética (1677).

* John Locke (1632 - 1704), filósofo inglês. Acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Escritos mais importantes: Ensaio sobre o entendimento humano (1689); Dois tratados sobre governo (1689).

* Montesquieu(1689-1755), filósofo francês. Notabilizou-se pela sua teoria da separação dos poderes do estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), a qual exerceu importante influência sobre diversos textos constitucionais modernos e contemporâneos. Escrito mais importante: Do Espírito das Leis (1748).

* Voltaire (1694-1778), defendia uma monarquia esclarecida. Filósofo francês era deísta (acreditavaque para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão). Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual. Escritos mais importantes: Ensaio sobre os costumes (1756); Dicionário Filosófico (1764) e Cartas Inglesas (1734).

* Benjamin Franklin (1706-1790), político, cientista e filósofo estadunidense. Participou ativamente dos eventos...
tracking img