Iluminismo e o positivismo e a sociologia da mudança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01) Porque o Positivismo substituiu o Iluminismo?

O Positivismo teve impulso, com o desenvolvimento dos problemas econômico, que dominaram o século XIX, pois, enquanto o iluminismo criticava aSociedade, o positivismo preocupava-se "em organiza-la". Com o grande crescimento da industrialização e da desigualdade e repressão social é natural que procurassem uma base que estivesse tentandosolucionar os problemas que estes crescimentos criaram.


02) Qual a tarefa do Positivismo com relação ao Capitalismo?

O Positivismo tinha como visão estabelecer uma relação de independência entre osfenômenos sociais e econômicos, acreditava então que existindo uma ciência social seria fundamental para a restauração da ordem de toda a sociedade. Sendo assim traria um progresso econômico,segurança para a sociedade e reduziria os conflitos sociais, com isso teria uma melhoria na indústria e na produção. Para Durkheim a divisão de trabalho trazia uma relação mútua entre os operários, o que levouo Positivismo ser favorável ao Capitalismo.



03) Qual a relação do Iluminismo com a Sociologia da Mudança

O iluminismo exerceu enorme influencia sobre a vida política em boa parte dospaíses, foi uma época marcada pela transformação, mudança de valores e pensamentos, era sempre ligado a razão, com isso resultou em criação de estados-nação e diminuição da influencia da igreja. Teve umaimportância para a Sociologia da Mudança, pois com a sociedade enxergando um plano de analise de vida, poderia então refletir e lutar por seus problemas.A relação são que ambos estavam ao lado daclasse trabalhadora.


04) Comentar (explicar) o Núcleo Central do pensamento de Marx.

O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem e suas relações, que começa com a necessidade desobrevivência humana. Ao perceber as injustiças e repreções sociais que a sociedade encontra com o capitalismo ele inicia o estudo aprofundado deste sistema, para compreender a relação das...
tracking img