Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com esse trabalho podemos analisar algumas das principais doutrinas filosóficas: o positivismo, iluminismo, marxismo, idealismo e o materialismo. Podemos observar que cada doutrina acreditava em um determinado assunto e suas respectivas características, tanto dos filósofos da época quando aos assuntos abordados por cada uma, o que fez com que elas preservassem sua importância até osdias atuais. Além disso, podemos destacar nessas doutrinas fatos importantes que fizeram algumas mudanças em todo o mundo com suas ideias e pensamentos e fizeram o ser humano realmente pensar e raciocinar sobre o que realmente é de verdade e analisar os fatos.

Positivismo

Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política proposta pelo Francês Augusto Comte, na primeira metade doséculo XIX. Para Comte, o positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política que surgiu com o desenvolvimento sociológico do Iluminismo. Comte racionalizava e pensava sobre as coisas, os fenômenos acontecidos e não os justificava em deuses ou em mitos, e sim em explicações cientificas, na ciência pura, com isso ele afastava a teologia e a metafísica. Apontou a ideia de que a filosofiadeve tratar de fatos e ser concreta e não se basear em coisas abstratas. Uma obra importante de Comte era o “Curso de Filosofia Positiva”, escrito entre 1830 e 1842, onde falava sobre três estados em que se passaram ao longo do tempo, o que originou o nome de “lei dos três estados”, que são:
* O primeiro estado é o “estado teológico ou fictício”, que explicava que o ser humano usava os mitos,as crenças religiosas, poderes (fetichismo), ou deuses para justificar os fenômenos que acontecia. Ex: a chuva seria explicada com um deus da chuva.
* O segundo estado é o “estado metafísico ou abstrato”, onde o ser humano procura explicações de causas da natureza ou de coisas matérias, sem ser em Deus, porém em coisas abstratas. O homem cria seu próprio conceito da natureza. Ex: a tempestadeserá explicada pela “virtude dinâmica” do ar.
* O terceiro estado é o “estado positivo”, é aquele que explica fenômenos e suas relações. É nesse estado que se realiza o verdadeiro espírito cientifico, a verdadeira ciência onde se observa os fatos, racionaliza sobre eles e busca suas leis.
A característica do positivismo é a ciência que é vista como único guia da vida individual e social,única moral e única religião possível. Assim, podemos analisar que o positivismo é compreendido como a “religião da humanidade”.

Marxismo

O marxismo consiste em um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais criadas por Karl Marx e Friedrich Engels e posteriormente desenvolvida por outros seguidores. O marxismo baseia-se no homem como um ser social histórico que possui acapacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, diferenciando-o dos outros animais e possibilitando o progresso de sua libertação da escassez da natureza, proporcionando o desenvolvimento da potencialidade humana.
Ao longo do século XX, o marxismo influenciou diversos setores da atividade humana, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatossociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. Foi utilizado como base para as doutrinas oficiais dos países socialistas das sociedades pós-revolucionárias. Tornou-se uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes.
O marxismo compreende três aspectos principais: o materialismo dialético, o materialismo histórico e a economia política. O materialismodialético busca explicações coerentes, lógicas e racionais para os fenômenos da natureza, da sociedade e do pensamento. Além de basear-se numa interpretação dialética do mundo, ele constitui uma concepção científica da realidade, enriquecida com a prática social da humanidade. Já o materialismo histórico é a ciência filosófica que estuda as leis sociológicas que caracterizam a vida da sociedade, sua...
tracking img