Ihc - atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para realizar esta interatividade, que tem como objetivo inspecionar o protótipo utilizando a Avaliação Heurística, o grupo deverá seguir os seguintes passos: 1º passo: cada aluno do grupo deve ter as tabelas do Anexo I e as três telas do protótipo feitas na unidade anterior. 2º passo: o grupo deve marcar um dia e um horário para se reunir – podendo ser virtualmente – a fim de discutir o quecada um dos alunos entendeu das dez heurísticas e para relembrar o objetivo das três telas do protótipo. 3º passo: todos os integrantes do grupo deverão avaliar cada tela do protótipo em papel.A avaliação deve ser realizada considerando as dez Heurísticas e as Severidades (Tabelas 1 e 2 do Anexo I), e o resultado deve estar em uma tabela (Tabela 3 do Anexo I). Como o 3º passo é individual, não énecessário que ele seja realizado no mesmo dia em que o 2º passo. A Tabela 3 do Anexo I contém 44 linhas, mas não há a necessidade de se encontrar, exatamente, esse número de heurística; este pode ser, mais ou menos, de acordo com a avaliação de cada integrante do grupo. Lembre-se de que, se o grupo contar com cinco integrantes, então, ao final, deverão haver cinco tabelas como a Tabela 3 do AnexoI. 4º passo: cada integrante do grupo deverá postar a sua tabela no Portfólio de grupo. 5º passo: o grupo deverá marcar um dia e um horário para se reunir – podendo ser virtualmente – e discutir a tabela de cada integrante, para que, juntos, possam fazer uma única tabela. Essa tabela deverá estar no formato da Tabela 1 do Anexo I. 6º passo: o grupo deverá postar a tabela final no Portfólio degrupo para o tutor.

Telas do protótipo

IHC – Interface Humano-Computador

Page 1

IHC – Interface Humano-Computador

Page 2

Tabelas Utilizadas
Heurística Pergunta

Visibilidade sistema.

do

estado

do Os usuários são informados sobre o progresso do sistema com a resposta apropriada e em um tempo aceitável? O sistema utiliza conceitos e linguagem familiares aos usuários emvez de termos técnicos? O sistema utiliza convenções do mundo real e apresenta as informações de maneira natural e em ordem lógica? Os usuários podem fazer o que querem e quando desejam?

Correspondência entre o sistema e o mundo real.

Controle e liberdade do usuário. Consistência e padronização.

Os elementos de design, como os objetos e as ações, têm o mesmo significado ou efeito emsituações diferentes? Os usuários cometeriam erros que não cometeriam em interfaces melhores?

Prevenção de erros.

IHC – Interface Humano-Computador

Page 3

Ajuda aos usuários para reconhecer, diagnosticar e recuperar erros. Reconhecimento em vez de memorização.

As mensagens de erro são expressas em linguagem plena (sem códigos)? Elas descrevem o problema exatamente e sugerem uma solução?Os elementos do projeto, como os objetos, as ações e as opções, estão visíveis? O usuário é forçado a lembrar-se de informações de uma parte para outra do sistema? Os métodos das tarefas são eficientes? Os usuários podem customizar ações freqüentes ou atalhos? Os diálogos contêm informações irrelevantes ou raramente utilizadas? Uma ajuda apropriada é fornecida? Essa informação é fácil de serencontrada e focada na tarefa do usuário?

Flexibilidade e eficiência de uso. Design estético e minimalista.

Ajuda e documentação.

SEVERIDADE 0 1 2 3 4

DESCRIÇÃO Não concordo que o problema encontrado seja um problema de usabilidade. Problema cosmético/superficial – precisa ser corrigido somente se houver um tempo disponível. Problema de usabilidade pequeno – esse problema possui umabaixa severidade para ser solucionado. Problema de usabilidade grande – importante solucionar o problema, pois possui alta prioridade. Catástrofe de usabilidade – imprescindível solucionar esse problema antes que o produto seja liberado para comercialização.

Avaliação
NÚMERO HEURÍSTICA VIOLADA PROBLEMA SEVERIDADE

01 02 03

Visibilidade do Estado do Sistema Controle e Liberdade do usuário...
tracking img