Idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A sociedade passa por grandes modificações. A tecnologia avança, os meios de comunicação bombardeiam com fatos e dados, a vida é cada vez mais agitada, o tempo cada vez menor e as condições econômicas são mais difíceis, principalmente à medida que as pessoas vivem mais. Isso tudo exige uma capacidade de adaptação, que o idoso nem sempre possui, fazendo com que essas pessoasenfrentem diversos problemas sociais. Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada. É uma fase em que, ponderando sobre a própria existência, o indivíduo idoso conclui que alcançou muitos objetivos, mas também sofreu muitas perdas, das quais aviolência destaca-se como um dos aspectos mais afetados.
A questão social do idoso não é um tema recente ou algo novo. O surgimento da questão social está inserido em um contexto histórico, ligado a uma gama de relações, mas especificamente com o início do processo de industrialização e o surgimento da força de trabalho urbano. Relações contraditórias, desiguais e que geraram mudanças narealidade social da época onde estava inserida. Tenhamos claro que estamos falando sobre uma realidade que não é a brasileira, e sim inglesa, contudo esta nos serve de ponto de partida, pois muitos dos seus feitos refletiram em todo mundo e são percebidos até os dias atuais.
A Organização Mundial de Saúde – OMS definiu como idoso um limite de 65 anos ou mais de idade para os indivíduos depaíses desenvolvidos e 60 anos ou mais de idade para indivíduos de países subdesenvolvidos. Na sociedade atual, capitalista e ocidental, qualquer valoração fundamenta-se na idéia básica de produtividade, inerente ao próprio capitalismo.
O modelo capitalista fez com que a velhice passasse a ocupar um lugar marginalizado na existência humana, na medida em que a individualidade já teria osseus potenciais evolutivos e perderia então o seu valor social. Desse modo, não tendo mais a possibilidade de produção de riqueza, a velhice perderia o seu valor simbólico.

DESENVOLVIMENTO

A questão do idoso é uma questão social, que requer políticas públicas para a garantia de seus direitos consubstanciados em legislações próprias. É um caso social e por isso diz respeito a todos nós.Casos de violência contra os idosos vem acontecendo e são mostrados na mídia. O que fazer diante de tais ocorrências? É preciso uma reação coletiva de toda sociedade; deflagrar por parte dos movimentos sociais um processo urgente de sensibilização de toda comunidade para as questões do dia-a-dia dos idosos, principalmente para a garantia de seus direitos elementares e sua integridade físicae emocional. Divulgar a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.
Até a atual Constituição não existia nenhum dispositivo tratando dos direito dos idosos, já que esta era uma problemática desconsiderada pelos tecnocratas e ainda pouco visível para uma sociedade considerada jovem como a brasileira.
No entanto, a Constituição de 1988 já se refere ao idoso, garantindo o seuamparo. A Política Nacional do Idoso (PNI), pela Lei 8.842/ 94 e regulamentada pelo Decreto 1948/96, estabelece direitos sociais, garantia da autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, como instrumento de direito próprio de cidadania, sendo considerada população idosa o conjunto de indivíduos com 60 anos ou mais.
A Lei nº 8.842/94 criou o Conselho Nacional do Idoso,responsável pela viabilização do convívio, integração e ocupação do idoso na sociedade, através, inclusive, da sua participação na formulação das políticas públicas, projetos e planos destinados à sua faixa etária. Suas diretrizes priorizam o atendimento domiciliar; o estímulo à capacitação dos médicos na área da Gerontologia; a descentralização político-administrativa e a divulgação de estudos e...
tracking img