Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS IMPACTOS NA AUTO ESTIMA E AUTO IMAGEM DO IDOSO ATENDIDO PELO TRABALHO SOCIAL NO SESC CRATO

Fernanda Maria
Francisca Emanuelle
Wanessa Lustosa
Sandra Maria
Cicera Aurifrança


RESUMO
Este artigo enfatiza o trabalho realizado pelo SESC Cariri, na cidade de Crato, com os idosos, tendo como finalidade ressaltar sua importância para a comunidade, a participação dos AssistentesSociais que são de fundamental importância para este tipo de Trabalho e a realização pessoal adquirida por cada idoso que participa do grupo, como melhorou a auto-estima, auto-imagem e a convivência com a família. Mostramos a utilização do estatuto do idoso e sua importância para o público da terceira idade e como o SESC propicia um maior conhecimento do mesmo para esse público.



PalavrasChaves: Auto-Estima, Idoso, SESC.







Faculdade Leão Sampaio
Curso de graduação em Serviço Social
Quinto Semestre
1. INTRODUÇÃO

O SESC cariri, um grupo que há quarenta anos realiza trabalhos com os idosos, procura desenvolver não somente atividades de lazer e entretenimento, como também buscam a socialização do mesmo, através da recuperação da auto-estima, da conscientização acerca dosseus direitos e deveres e a inclusão dentro da própria família. Tendo por base o Estatuto do Idoso, que defende, dentro das leis, os direitos previstos aos idosos, a instituição procura viabilizar os direitos como a opinião e expressão, sendo ela feito por meio de apresentações abertas ao público da região; prática de esportes e de diversões, realizados nos diversos encontros e reforçados com oajuste especial das mensalidades esportivas do SESC para os idosos; participação na vida familiar e comunitária, ainda utilizando nos encontros e apresentações, tendo como objetivo de socialização do idoso e sua maior aproximação com a família e também a faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
É com o trabalho realizado pelo SESC que o idoso encontra possibilidades para se sociabilizar,para desenvolver suas habilidades, manter-se em dias com a saúde com ajuda dos exercícios semanais e com projetos e apresentações que visam aproximar o idoso com sua família e com a sociedade, mostrando o seu valor para todos e proporcionando o conhecimento dos seus direitos e deveres dentro da sociedade.

















2. DESENVOLVIMENTO

A questão da velhice, na sociedadebrasileira, passou a ser uma temática relevante adentrando importantes espaços de discussão, devido ao crescimento da população idosa nos últimos tempos. Na verdade, esse não é um fenômeno de exclusividade do nosso país, mas sim uma realidade que abrange o mundo inteiro.
Esse processo de envelhecimento da população mundial tem sido denominado de revolução demográfica, sendo que há uma mudançasignificativa na faixa etária das pessoas em escala mundial, em que o numero de indivíduos considerados idosos tem crescido de forma relativamente superior ao numero de jovens em idade produtiva.
Quando se fala de velhice é crucial partir do entendimento que as noções historicamente construídas em relação ao velho e a condição de velhice, são sempre marcadas por preconceitos e noções reducionistas.Especialmente numa sociedade movida pelos interesses do capital, a velhice é sempre remetida a uma concepção de inutilidade. É necessário partir da concepção de que ser velho não significa decretar o fim da vida, e nesse sentido demanda o respeito dos mais jovens, pois é preciso valorizar a experiência e memória cultural dessas pessoas, na perspectiva de que eles podem sim partilhar ensinamentos emtodas as áreas, tanto na cultura, família e mesmo na área de trabalho.
A temática da velhice é extremamente complexa, já que envolve múltiplas dimensões. Uma das principais questões a serem pensadas, é que esse período de vida envolve uma série de mudanças profundas para os sujeitos que a vivenciam e para aquelas pessoas com as quais eles convivem.
Certamente tais mudanças são também de ordem...
tracking img