Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROFISSIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A ATENÇÃO À PESSOA IDOSA

Ao logo do desenvolvimento na sociedade, o Serviço Social esteve vinculado ao atendimento ao individuo idoso, através de suas vertentes filantrópicas e assistencialistas de atenção aos estratos fragilizados tanto pelas desigualdades socioeconômicas, quanto pela problemática de sua inclusão acompanhada pela estigma da velhice.
Nãoobstante, por tratar-se de uma profissão que lida diretamente com a intermediação entre as políticas publicas e a garantias de direitos dos indivíduos, é inegável que o Serviço Social tem como obrigação intervir nas situações sociais de conflito relacionadas ou advindas do envelhecimento, atendendo em suas demandas, destarte à isto, compondo todo um senso critico à cerca de suas implicações parao meio social, visto que o envelhecimento populacional é um fenômeno que se compõe de modo à refletir nas relações entre os indivíduos, nas políticas propostas pelo Estado, nas relações de trabalho e na própria percepção da pessoa idosa frente essa realidade de vida que é imposta progressivamente pelo tempo, determinando tantas transformações em sua existência.
Confirma-se, portanto, neste âmbitoa figura dos assistentes sociais em seu empenho na dissolução destas questões ao adotarem a função de agentes políticos que difundem a transformação social. O caráter do trabalho profissional da assistência perpassa a simples produção de políticas sociais, pois a execução das mesmas refletem conseqüências no ordenamento social e da vida cotidiana dos indivíduos como um todo.
É inegável o fato deo Serviço Social ser uma profissão constituída historicamente tendo sua interação no âmbito sociológico condicionado à maturação dos conflitos e contrastes assumidos e formulados pela classe dominada frente as esferas detentoras de poder político e que, assim demanda uma relação de submissão que caracteriza as "questões sociais" responsáveis pela justificação da ação profissional da AssistênciaSocial.
Conforme discutido em capítulos anteriores, desde a implantação do Serviço Social no Brasil, o trabalho profissional é majoritariamente vinculado aos estratos sociais vulneráveis, como também à parte populacional que vive em situação de miséria e exclusão do processo de produção de bens. Neste aspecto, o usufruto do bem estar social é tomado como objeto final da ação interventiva doagente. 
A evolução econômica advinda do surgimento do capitalismo no Brasil delimitou um processo de exclusão social, marcado pela fragilização das relações de trabalho e principalmente pelas condições de submissão de classe. 
" A subalternidade é aqui entendida como resultante direta das relações de poder na sociedade e se expressa em diferentes cincunstancias e condições da vida social alem daexploração do trabalho. " (YAZBEC, 1999, p95)
Assim, Yasbec reforça o entendimento de que o Serviço Social deve ser analisado não somente tendo como plano de fundo o âmbito do exercício profissional, mas a partir de uma analise dos mecanismos constitutivos da questão social.
A pessoa idosa, ao buscar o serviço de assistência social a dinâmica de atenção não muda, o objeto que consiste nessa busca égeralmente a garantia dos direitos, a satisfação de suas necessidades mais essenciais, principalmente no que tange à sanar os estigmas de exclusão vivenciados socialmente. Desse modo, o trabalho assistencial envolve o engajamento destes indivíduos na organização e intervenção nos conflitos, mas também deve perpetuar a sua participação nas decisões políticas que dizem respeito aos projetos voltadospara a Terceira Idade. 
A formulação deste tipo de ação é relevante por que determina a ampliação do universo cultural além de oportunizar o intercambio entre os outros grupos etários. Além de reafirmar o comprometimento com a garantia de acesso aos direitos sociais, a partir do reconhecimento das esferas que se constituem pela exclusão. 
Neste panorama tem fortalecido-se também o trabalho...
tracking img