Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDOSOS






















SÃO PAULO





SUMÁRIO



1 Resumo.............................................................................................................iv


Introdução.........................................................................................................5

2 O que é avelhice?..........................................................................6

3 Quem é o idoso?...........................................................................14

4 A velhice e o idoso nos textos legais........................................... 18

5 O envelhecimento da população................................................. 28


6 Nascem os cenários de nossapesquisa....................................... 31

7 Nossas Universidades e Centros Universitários......................... 33

8 Idosos universitários: poucos e extremamente dedicados......... 37

9 O que dizem universitários idosos............................................. 40

10 Considerações finais.................................................................. 50

Referências bibliográficas............................................................. 54










RESUMO




O tema-problema sob pesquisa prende-se à realidade e às aspirações dos estudantes idosos na Universidade, ou seja os que contam com mais de 60 anos de idade, conforme definição legal. No decorrer dos estudos e da pesquisa, revelou-se um universo extremamente pequeno e desconhecido, atal ponto a motivar o título: “Estudantes idosos? - Dúvidas e preconceitos.” Enfoca-se o conceito de velhice e os persistentes preconceitos que a afetam desde tempos remotos aos dias de hoje. Acena-se com esperanças no tópico: “Quem é o idoso? ”Faz-se uma rápida visão da legislação que enfoca a velhice e o idoso, a partir dos textos legais promulgados após a Constituição de 1988.Evidencia-se a atualidade das questões advindas do envelhecimento da população no Brasil e no Mundo. De um breve relato do nascimento das primeiras Universidades no Brasil, chega-se ao cenário da pesquisa : a pioneira Universidade Federal do Paraná, e a seguir a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Tuiuti do Paraná e os dois centros universitários ( Uniandrade e UnicenP).Mediante árdua pesquisa de campo junto a essas instituições de ensino superior em Curitiba, PR , e aos próprios pesquisados, tem-se a identificação dos idosos universitários. Poucos são, mas extremamente dedicados, sendo dada a eles a palavra Chega-se a considerações finais, com o motivar de continuidade de pesquisa desse tema-problema.










INTRODUÇÃO



Opróprio título desta monografia reflete uma séria dúvida sobre a existência de um campo para se efetivar um estudo e pesquisa na área do ensino superior.
De princípio o título idealizado para esta monografia era o “ Estudante idoso na Universidade. “, porém, o correr dos estudos e da pesquisa, conduziu a cada passo a uma indagação constante , de uns com dúvida piedosa e de outros a extravasarpreconceitos: “ Idosos universitários” ? .
O pesquisador desse tema-problema guarda dupla posição, a de observador e a de observado, por contar mais de 65 anos de idade, ser aluno em disciplinas isoladas de curso superior e em curso de pós-graduação.
Dificuldades e muitas no curso dessa pesquisa, cujos resultados possam parecer parcos, mas que refletem em si arealidade desse universo, sob dúvidas e preconceitos.





2 O que é a velhice ?

A própria busca de conceito para velhice não se torna tarefa fácil, pois, se “ todo conceito tem uma intenção ou conotação ou compreensão”1, séculos de preconceitos e discriminações, que se fazem presente até os dias de hoje, inclusive, na área acadêmica, impedem uma clara visão dessa fase da...
tracking img