Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E A CRIAÇÃO DAS PRIMEIRAS ESCOLAS
Ao tratarmos a história do Serviço Social se faz necessário sua contextualização, pois somente assim poderemos compreender as determinações que envolvem as metamorfoses de sua constituição genética em seus diferentes contextos históricos, para além dos muros do Serviço Social. Para isso realizaremos um breve resgate histórico dagênese, das bases, dos rudimentos da profissão no Brasil. Não há a pretensão de resgatar a fundo toda essa rica abordagem, pois há uma vasta produção no âmbito da sistematização da história do Serviço Social, haja vista as publicações existentes.
Temos como pressuposto a história do Serviço Social no Brasil que só pode ser compreendida a partir da sua inserção nas relações sociais, o que significacompreende-la como fruto de um processo histórico, na dinâmica de relações entre as classes sociais e do protagonismo dos seus sujeitos coletivos.

1.1 – Notas Introdutórias ao capitalismo monopolista: um breve comentário.
O Serviço Social enquanto profissão tem sua referência à chamada questão social, ou seja, decorrente das mazelas próprias da ordem burguesa, fruto das seqüelas do processo deconstituição da sociedade capitalista, nos marcos do desenvolvimento da industrialização/urbanização ao longo do século XIX.
Entretanto, a apreensão da particularidade da constituição genética da profissão nem de longe se esgota na referência à questão social. Ela se finca no concreto tratamento desta num momento muito específico do processo da sociedade burguesa: a que se chamar a era docapitalismo monopolista.
A partir dos fins do século XIX, o mundo todo presenciou as profundas transformações do capitalismo. Transformações estas que reorganizaram o seu ordenamento, a sua dinâmica econômica e os rebatimentos na estrutura social e nas instâncias políticas das sociedades nacionais.
Ao longo do capitalismo concorrencial, o volume de capital acumulado nas mãos de cadacapitalista, fez com que a classe capitalista se diferenciasse por esse volume, sendo considerados grandes, médios e pequenos capitalistas, passando a promover uma concorrência desenfreada e desigual, visto que, os grandes capitalistas por sua vez possuíam maiores chances de se sobrepor nas lutas travadas pela classe capitalistas, dado seu volume de capital.
A caracterização desse estagio comoconcorrencial explica-se em função das relativamente amplas possibilidades de negócios que se abriam aos pequenos e médios capitalistas: na escala em que as dimensões das empresas não demandavam grandes massas de capitais para a sua constituição, a “livre iniciativa” (“iniciativa privada”) tinha muitas chances de se consolidar em meio a uma concorrência desenfreada e generalizada – embora as quebras efalências durante as crises afetassem especialmente os pequenos e médios capitalistas, estes dispunham de oportunidades de investimento lucrativo que, no futuro, seriam cada vez menores, já que, à medida que se desenvolvia o capitalismo, mais se faziam sentir os efeitos da concentração e da centralização (BRAZ e NETTO: 2007: 172-1733).

Na concepção de Braz e Netto (2007) é nesse período quesurgirá as lutas de classes na sua modalidade moderna, ou seja, onde as lutas de classe se fincarão na contradição entre capital e trabalho, que por sua vez trará o antagonismo entre a classe burguesa e operaria. Com o acirramento desse antagonismo, tanto os operários quantos os burgueses vão ganhando consciência de classe, a principio de forma rústica, mas no decorrer do processo avançam para umaperspectiva crescente de politização dessas relações.
A partir desse processo que acontecerá as primeiras formas de protesto por parte dos trabalhadores, em repulsa a forma grotesca com que eram explorados, diante de precárias formas de trabalho, jornadas de trabalho extensa, utilização da mão-de-obra infantil e remuneração baixa.
Posto isso, a burguesia em resposta a essas manifestações,...
tracking img