Idolos das cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em meados dos séculos XVI e XVII no reinado da Rainha Elizabeth I, a Inglaterra passava por um período de mineração e industrialização. E neste mesmo período nascia um dos mais brilhantesfilósofos ingleses, Francis Bacon. Que exerceu um significativo papel na vida política daquela sociedade, conseguindo assim, o título de conselheiro da Coroa. Mas também possuía muitos inimigos equando lhe foi tomado o poder, devido acusações políticas, seu trabalho intelectual se tornou mais intenso.
Francis Bacon propõe um novo método indutivo, o qual ofereceu certa contribuição aos métodosde investigação da natureza. Ele Acreditava em uma filosofia que favorecesse a humanidade com seus métodos experimentais e era totalmente a favor de ciência moderna que libertasse o homem de seusídolos. Estes ídolos classificam-se em categorias, dentre eles há o Ídolo das Cavernas.

Ìdolos da Caverna

Bacon denominou ídolos as falsas noções que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humanoimpossibilitando o acesso à verdade e gera dificuldades em relação às ciências, quando não os combatemos.
Os ídolos da caverna fazem uma referência à alegoria da caverna de Platão. Para o autor,cada um tem a sua própria caverna, tem os seu jeito próprio de interpretar a natureza, todos os indivíduos veem sua própria luz por ângulos diferentes e cometem muitos erros. Com isso a luz da naturezaentra em choque com a luz humana, pois cada um tem os seus ídolos da educação, do esporte, da cultura, da autoridade e daqueles que honra e admira a diversidade das falsas verdades que vão ocupando ointelecto humano.
São todos os requisitos fisiológicos e psicológicos,com os quais nascemos , limitações pessoais a cada um de nós.
Este ídolo,pode ser encarado como uma espécie de obstáculo quenos impedem de conhecer a realidade,são “ideais” firmemente enraizados em nossa mente,sendo preciso cautela e força de vontade para libertar-se dele.




Os Ídolos da Caverna e a Sociedade...
tracking img