Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA
T I A 41106741
MARCOS DOS REIS

IDOLOS DA CAVERNA
Em meados dos séculos XVI e XVII no reinado da rainha Elizabeth I, a Inglaterra passava por um período de mineração eindustrialização. E neste mesmo período nascia um dos mais célebres filósofos ingleses, Francis bacon. Tendo exercido um significativo papel na vida política daquela sociedade, conseguiu o titulo deconselheiro da coroa. Mas também eram muitos inimigos que o cercavam e quando lhe foi tomado o poder em virtude de acusações políticas, seu trabalho intelectual se tornou mais intenso.
Bacon denominouídolos as falsas noções que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humano impossibilitando o acesso à verdade e gera dificuldades em relação às ciências, quando não os combatemos. Em sua teoria, osídolos se classificam em quatro categorias:
Ídolos da tribo
Ídolos da caverna
Ídolos do foro
Ídolos do teatro

Os ídolos da caverna
Fazem uma alusão à alegoria da caverna de Platão. Para oautor, cada um tem a sua própria caverna, tem o seu jeito próprio de interpretar a natureza, todos os indivíduos veem sua própria luz por ângulos diferentes e cometem erros diversos. Com isso a luz danatureza entra em choque com a luz humana, pois cada um tem os seus ídolos da educação, do esporte, da cultura, da autoridade e daqueles que honra e admira a diversidade das falsas verdades que vãoocupando o intelecto humano.
Os ídolos das cavernas na peculiar constituição da alma e do corpo de cada um, e também na educação, no habito ou em eventos fortuitos. Como as suas espécies são múltiplas evarias, indicaremos aquelas com que se devem ter mais cuidados, por se tratar das que tem maior alcance na turbação da limpidez do intelecto.
Os homens se apegam às ciências e a determinadosassuntos, ou por se acreditarem seus autores ou descobridores, ou por neles muitos se terem empenhados e com eles se terem familiarizados. Mas essa espécie de homens, quando se dedica a filosofia e as...
tracking img