Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O texto Alegoria da caverna, na filosofia de Platão, diz respeito ao caminho que o filósofo deve percorrer para chegar ao conhecimento filosófico propriamente dito, ou seja, ao conhecimento da VERDADE.
* Discorra sobre o texto explicando cada fase do processo do saber na concepção de Sócrates: desde as sombras da ignorância até a luz do conhecimento verdadeiro. Explique também o que otexto tem a ver com a questão da Educação (Pedagogia) propriamente dita.
O mundo seria uma caverna iluminada por uma fogueira. Dentro dela encontram-se homens acorrentados desde a infância, de modo que nunca puderam visualizar um mundo diferente daquele. Esses homens se encontram de costas para a entrada da caverna e voltados apara a fogueira. Todos os seres e objetos que estão fora desse ambienteprojetam suas imagens, mais ou menos alteradas, nas paredes do fundo da caverna. A visão que os homens de dentro da caverna têm das coisas se reduz as sombras desses objetos. Essas imagens passam a ser a única realidade que conhecem. Caso algum deles se livrasse das correntes e voltasse seus olhos para entrada da caverna, teria inicialmente os olhos ofuscados pela luz e perceberia os objetos aindaconfusamente. Depois de contemplar os seres e objetos fora da caverna, caso desejasse voltar, não teria o crédito de seus antigos amigos da caverna, pois o tomariam por louco. (Ronaldo Loures Rocha 2003, p. 25)
O despertar para o mundo das idéias é um processo gradativo, pois, para sair da ignorância e chegar ao mundo do conhecimento é preciso se “abrir os olhos”, para o mundo e chegar ao“sol”.
Dentro da caverna, significa a opinião que temos sobre as coisas materiais, essa opinião quando manifestada no mundo das idéias pode gerar algo somente nosso que não abre mão desta para ninguém. Logo depois vem o conhecimento das idéias e, que é quando nos abrimos para o novo conhecimento, ou seja, não somos donos da verdade, há outra verdade lá fora, no topo, está o Bem, simbolizado pelo Sol.Através da alegoria da caverna, percebemos que o papel do educador consiste em despertar no educando a presença das idéias, ou seja, mediar o conhecimento do mundo. Cabe ao educador levar o aluno a comparar e reconhecer a semelhança entre o objeto deste mundo com suas idéias.
Para Platão a educação é um processo que vai desvendando aos poucos a verdade, a qual determinará o modo de viver doindividuo.
A educação consiste nas atividades que o homem realiza para chegar às idéias e viver de acordo com elas. O conhecimento não é algo que o sujeito não conhece, mais um esforço para chegar a verdade, então cabe ao professor mediar o conhecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=P7lIh1pkSX0 Acesso em: 05/11/2011.

- Francis Bacon é conhecido na História da Filosofia como o fundador do métodoexperimental moderno. Para criar tal método de indução, antes ele fez a crítica dos métodos tradicionais de saberes. Explique o que ele quer dizer com a “crítica dos ídolos”.

Em sua teoria, Francis Bacon criticava os filósofos clássicos por que afirmava que eles pensavam demais, era a favor da ciência que libertava os homens de seu estado “inerte” de idéias retrógadas.
O mesmo denominouídolos as falsas noções que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humano impossibilitando o acesso à verdade e gera dificuldades em relação às ciências. Ele classifica os ídolos em quatro categorias: ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro e ídolos do teatro.
Os ídolos da tribo se apoderam da própria natureza humana e não levam em conta o aprendizado, se abstém em superstições, ou seja,aquelas pessoas que tem preconceitos, sentimentos ruins, ou ainda as ciências como o esoterismo.
Os ídolos da caverna fazem critica a alegoria da caverna de Platão. Para ele, cada um mora numa caverna, mais cada um tem seu modo de ver o mundo e as coisas. Por isso, segundo ele existem pessoas que tem ídolos ou se baseiam em outras pessoas para seguir seus hábitos, como pessoas do esporte,...
tracking img