Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEOLOGIA

Para compreender melhor o significado de Ideologia de forma ilustrada, o autor Ciro Marcondes Filho descreve três personagens que possuem ideologias diferentes. João, o operário, Teresa, a professora e Luis o pintor. São tipos sociais que fazem parte do nosso dia a dia, mostrando as diferenças e significados existentes em cada uma delas.
A palavra Ideologia foi usadapela primeira vez por Karl Marx, segundo ele, a sociedade era dividida em burgueses e proletariados, sendo que cada classe tinha suas próprias ideias. A esse conjunto de ideias e valores intenções, aspirações, as quais se formam na cabeça das pessoas leva o nome de Ideologia, sendo atuante em todas as suas atividades. A partir das ideias de Marx e Engels começaram as transformações radicais na vidada sociedade, começando uma integração do operário na vida cultural da mesma, acreditando que o mundo burguês lhes traria algum benefício.
Logo após a Revolução Francesa, ocorria principalmente na Europa um desenvolvimento rápido do Capitalismo, havia uma relação dupla, tinha ideias que reforçavam o ideal de solidariedade, união dos trabalhadores na luta pelo poder e pela revolução. Nãopertencendo a um sujeito separadamente, e sim a um grande grupo de pessoas, não sendo um fato individual não atua de forma consciente na maioria dos casos. Quando se defende uma ideia repete-se conceitos e vontades já existentes, baseada em símbolos que falam de forma indireta, por exemplo: a noiva vestida de branco simboliza a “pureza”. Assim, quando as pessoas criam um plano de vida ou certo tipo desociedade ou desejam bens materiais a serem conquistados no futuro, elas dão forma à ideologia por meios de símbolos e também por estereótipos que são concepções a respeito de pessoas, objetos e fatos, os quais são criados, aprendidos ou simplesmente repetidos pela sociedade sem verificar sua veracidade, sendo responsável pela origem do preconceito.
João é um operário, que tem comoideologia trabalhar para melhorar de vida, tendo como ilusão de que quando conquistar: dinheiro, poder, objetos (símbolos), terá autonomia e será livre e feliz, incorporando a ideologia burguesa. Não importando a forma como as pessoas progridem, o que interessa é que “chegaram lá”.
A ideologia pode ser expressa através de objetos, postura e comportamento, que revela o que a pessoa é ou aspiraser. Não falamos apenas através das palavras, mas de várias maneiras, com outras linguagens. Os hippies é um exemplo, se expressam pela roupa, comportamento e modo de ser. Essa linguagem usada por eles é tão mais expressiva e forte que a linguagem falada. A moda é um estilo de se vestir, seja ela conservadora ou moderna é uma forma de ideologia que as pessoas usam o que acreditam estar adequadasa elas. Existem também os ambientes que falam por si, dando um ar de autoridade, como quarteis, edifícios fortemente vigiados e prisões.
Em nossa sociedade existe a ideologia consumista, pessoas que compram objetos apenas para serem exibidos, mostrando que elas possuem poder. Através do ato de comprar e vender, elas passam a serem escravas do dinheiro caracterizando como um “fetiche”.Sendo o dinheiro um fetiche maior, onde o importante é adquiri-lo independente dos meios utilizados. Já a ideologia majoritária é almejada por todos, as propriedades, o lucro, as aparências das coisas, subir na vida, são status que todos querem alcançar.
Entende se que na ciência, a ideologia busca responder determinadas dúvidas. Teresa é uma professora que se baseia na ciência para defendersuas ideias, com isso ela comprova cientificamente que está correta, porém o vicio da razão prejudica o desempenho do trabalho, onde a opinião do pesquisador é a que predomina. Já o saber real não existe, pois a verdade está na ideologia de defender falsas ideias ou ideais que acredita, para conseguir o que deseja, deturpando-as ao seu favor e encobrindo com os argumentos ideológicos. Isso...
tracking img