Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da letra Ideologia, de Cazuza

Meu partido é um coração partido:

Perda da confiança nos partidos de esquerda da época e percepção de que, soluções breves estavam muito longe de se tornarem realidade, já que, o jogo da política engessa os mecanismos de mudança para proteger os próprios políticos e que, quem entra na política, em muito pouco tempo, funciona como mais uma engrenagemcorrompida, de uma máquina viciada. Cazuza mencionava que, se deparar com tal visão, lhe partia o coração.

Minhas ilusões estão todas perdidas:

A perda da confiança de que o país vai mudar no tempo célere que todo jovem acredita ser capaz de modificar um complexo conjunto de questões econômicas, culturais e sociais. O Brasil é um país jovem, que apenas agora, 25 anos depois da música lançada,dá seus primeiros passinhos para se tornar um país mais sério, mais maduro, ainda que muito longe do ideal vislumbrado por Cazuza, na época da composição.

Os meus sonhos foram todos vendidos tão barato que eu nem acredito:

Muito comum na década de 80, os jovens eram extremamente idealistas, ávidos e despreparados, rapidamente, ao se depararem com a realidade DA VIDA, da nação e do mundo, viamque esses “sonhos” eram na verdade devaneios inconsistentes e Cazuza viajava muito nessa época para os EUA, tendo chance de perceber que as coisas na vida eram menos simples do que ele entendia anteriormente.

Aquele garoto que iria mudar o mundo frequenta agora as festas do Grand Monde.

Cazuza disparava contra a burguesia da época, mencionando nessa frase, de modo obscuro, o fato de elenascera no berço da sociedade cultural endinheirada carioca, se rebelou contra ela por uns tempos e depois, voltou a circular pelas festas da nata da elite carioca, há também fortes indícios de que ele esteja mencionando uma boate de São Paulo, chamada Grand Monde, do mesmo dono do Val Improviso, de “Só as mães são felizes”, ambas, boates de Transexuais e Gays, frequentadas por milionários, políticose artistas da década de 80 Cazuza frequentava o submundo da Boca do Luxo em Sampa.

Meus heróis morreram de overdose e meus inimigos estão no poder.

Frase de alto impacto, artisticamente muitíssimo feliz, que, claramente referencia e reverencia Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix, entre muitos outros que, na década de 70 perderam suas vidas por overdose de drogas e álcool, fazendo uso dalicença poética, Cazuza associa os trechos em síntese, narrando o momento (na época), como quem se queixava de que: seus grandes artistas e referências se perderam para as drogas e seus inimigos, “os militares” e forças autárquicas, jaziam estabelecidas no poder e havia muito pouco que pudesse ser feito.

Ideologia, eu quero uma pra viver:

Conjunto de valores que funde ideais políticos,estilo escolhido de vida, valores morais e conceitos pessoais, que norteiam a escolha de qual lado se vai estar, especialmente em sociedades profundamente desiguais, como era e ainda é a sociedade brasileira. Mencionar “eu quero UMA pra viver” indica que Cazuza se via confuso e desiludido com o andamento do país e que tinha mudado tantas vezes de “ideia”, que, sentia-se compelido a buscar um lugar quepudesse identificar como seu, naquele panorama. Coisa difícil de ser conseguida com uma sequencia desastrosa de governos de: Itamar, Sarney e Collor, planos econômicos absurdos, confiscos de poupança e especialmente por uma sociedade apática que não reagia diante de desigualdades inacreditáveis e resquícios de ditadura; para piorar, a energia artística do Rock na época se esvaia, tornando a visãogeral da coisa toda, no mínimo tenebrosa, restando a ele se confortar com a verdade de que ser artista e genial, não muda em quase nada certos mecanismos.

O meu prazer agora é risco de vida:

Ao vivo Cazuza cantava essa frase com a seguinte letra: “o meu tesão agora é risco de vida”, óbvio que ele mencionava o fato de que sua roleta-russa sexual, o tinha levado a uma condição em que ele...
tracking img