Ideologia-sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oque são os universais abstratos ?

R= a criação de universais abstratos, isto é, a transformação das ideias particulares da classe dominante em ideias universais de todos e para todos os membros da sociedade. Essa “universalidade” das ideias é abstrata porque não corresponde a nada real e concreto, visto que no real existem concretamente classes particulares e não a universalidade humana.As ideias da ideologia são, pois, universais abstratos.

Os ideólogos são aqueles membros da classe dominante ou da classe média (aliada natural da classe dominante) que, em decorrência da divisão social do trabalho em trabalho material e espiritual, constituem a camada dos pensadores ou dos intelectuais. Estão encarregados, por meio da sistematização da ideia, de transformar as ilusões da classedominante (isto é, a visão que a classe dominante tem de si mesma e da sociedade) em representações coletivas ou universais. Assim, a classe dominante (e sua aliada, a classe média) se divide em pensadores e não pensadores, ou em produtores ativos de ideais e consumidores passivos de ideais.

Muitas vezes, no interior da classe dominante e de sua aliada, a divisão entre pensadores e não pensadorespode assumir a forma de conflitos, por exemplo, entre nobres e sacerdotes, entre burguesia conservadora e intelectual progressista –, mas tal conflito não é uma contradição, não exprime a existência de duas classes sociais contraditórias, mas apenas oposições no interior da mesma classe.

Que significa o conceito de hegemonia? Exemplifique?

R= Para o pensador italiano AntônioGramsci, hegemonia  não é sinônimo de poder dominador, pois uma classe social  não pode se sobrepor ideologicamente sobre outra esfera da sociedade sem recorrer às famosas alianças e articulações e sem o consentimento, mesmo que seja um tanto inconsciente, da massa por ela liderada.
Assim, se a burguesia, por exemplo, quer se impor às classes populares, não o poderá fazer, a não ser em uma etapa inicial de umnovo regime político, ou excepcionalmente em Estados terroristas ou sob intensa ditadura. Na tentativa de estabelecer um papel de liderança sobre as camadas oprimidas, a classe que se candidata à hegemonia cultural necessita abrir mão de algumas de suas conveniências, para obter o poder desejado.
É desta forma, segundo Gramsci, que se constrói a hegemonia ético-política. O italiano encontra, nahistória universal, vários exemplos deste padrão por ele analisado, como o do comportamento dos moderados franceses no século XIX; eles não se valem da violência para governar, mas sim de ferramentas culturais e ideológicas, típicas dos intelectuais, e assim constroem o consentimento geral.

Porque devemos considerar a separação entre trabalho manual e intelectual para compreender a dominaçãoideológica ?

R= As principais determinações que constituem o fenômeno da ideologia são:

1) a ideologia é resultado da divisão social do trabalho e, em particular, da separação entre trabalho material/manual e trabalho espiritual/intelectual;

2)Essa separação dos trabalhos estabelece a aparente autonomia do trabalho intelectual face ao trabalho material;

3) Essa autonomia aparente do trabalhointelectual aparece como autonomia dos produtores desse trabalho, isto é, dos pensadores;

4)Essa autonomia dos produtores do trabalho intelectual aparece como autonomia dos produtos desse trabalho, isto é, das ideais;

5) Essas ideais autonomizadas são as ideais da classe dominante de uma época e tal autonomia é produzida no momento em que se faz uma separação entre os indivíduos quedominam e as ideais que dominam, de tal modo que a dominação de homens sobre homens não seja percebida porque aparece como dominação das ideais sobre todos os homens.

Analise a seguinte frase “se a dominação e a exploração de uma classe forem perceptível como violência, isto é, como o poder injusto e ilegítimo, os explorados e dominantes se sentem no justo e legitimo direito de recusá-la,...
tracking img