Desafio de aprendizagem ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles

Ananindeua/Pa
2011


Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio AmbienteProf.Ma. Adriana Amaral Flores Salles

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Ananindeua/Pa
2011

INTRODUÇÃO



Neste trabalhoiremos discorrer sobre a sustentabilidade, politica nacional de resíduo sólido e os problemas de saneamento básico que refletem-se na saúde da população, nas inundações frequentes e na deterioração do nosso meio ambiente rico e diversificado em muitas regiões. Com o rápido crescimento do ambiente urbano e desordenado, os problemas relacionados ao saneamento tendem a se agravar. Faz-se entãonecessária a busca da sustentabilidade para o desenvolvimento urbano, incluindo o acesso ao sistema de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, da drenagem urbana e da coleta de lixo seletiva e com local adequado, tratamento e disposição final adequada dos resíduos sólidos.
Devido à falta de interesse da gestão publica e privada no que se diz respeito ao uso do solo e da infraestrutura, o atualcenário do desenvolvimento urbano tem provocado diversos impactos negativos sobre a população e o meio ambiente. A poluição gerada por esta situação tem comprometido o abastecimento da água potável e o sistema de drenagem, criando condições para a proliferação de doenças, expondo a população a graves endemias Como, por exemplo, a dengue. Assim sendo a gestão publica deve cobrar da sociedade a uniãopara fiscalizar as empresas que não cumpri seu papel e denuncia-las as autoridades competentes.

DESENVOLVIMENTO
LEI 10.257 DE 10 DE JULHO DE 2001.
A União regulamentou as disposições constitucionais acerca de desenvolvimento urbano com base em competência prevista na própria constituição.
O Estatuto criou uma série de instrumentos para que o administrador pudesse buscar o desenvolvimentourbano, sendo o principal o plano diretor, que devem articular os outros no interesse da cidade.
O Estatuto atribuiu aos municípios a implementação de planos diretores participativos, definindo uma série de instrumentos urbanísticos que têm no combate à especulação imobiliária e na regularização fundiária dos imóveis urbanos seus principais objetivos.
Além de definir uma nova regulamentação parao uso do solo urbano, o Estatuto prevê a cobrança de IPTU progressivo de até 15% para terrenos ociosos, a simplificação da legislação de parcelamento, uso e ocupação do solo, de modo a aumentar a oferta de lotes, e a proteção e a recuperação do meio ambiente urbano.
Para Raquel Rolnik, urbanista ligada ao Instituto Pólis, o Estatuto da Cidade poderá trazer benefícios ambientais aos grandescentros urbanos ao estimular a instalação da população de baixa renda em áreas dotadas de infraestrutura e evitar a ocupação de ambientalmente áreas frágeis, como mangues, encostas de morros e zonas inundáveis. A nova lei estimula as prefeituras a adotar a sustentabilidade ambiental como diretriz para o planejamento urbano e, ainda, prevê normas como a obrigatoriedade de estudos de impacto urbanísticopara grandes obras, como a construção de shopping centers. Também lista, entre os instrumentos do planejamento municipal, a gestão orçamentária participativa.
.Todos os resíduos que geramos deve ser destinado de forma correta a fim de que sejam evitados os efeitos negativos que eles podem ter em nosso meio ambiente, como a poluição de rios e do solo, e mesmo na saúde das pessoas já que podem...
tracking img