Identidade e o morar em favela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

RESUMO ........................................................................................... 04
INTRODUÇÃO .................................................................................. 04
REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................ 05
OBJETIVO GERAL ........................................................................... 14Objetivo Específico ................................................................. 14 HIPOTESES ...................................................................................... 14 JUSTIFICATIVA .............................................................................. .. 15
METODOLOGIA ............................................................................... 16Sujeito .................................................................................... 16
Instrumentos ......................................................................... 16 Procedimento ......................................................................... 16
RESULTADOS ................................................................................. 17
DISCUSSÃO.................................................................................... 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................. 29
REFERÊNCIAS ................................................................................ 30
ANEXOS
Tabela com dados da entrevista ............................................ 33
Letra de Música...................................................................... 34
Fotos ....................................................................................... 35
Reportagem da Oficialização do Bairro .................................. 37

RESUMO

Esta pesquisa de natureza qualitativa realizada através de entrevistas semi estruturadas, teve como objetivo o estudo da construção da identidade dos moradoresde favela da cidade de Sorocaba. Partimos do referencial teórico Identidade (Ciampa, 1984), onde lançamos um olhar e oferecemos uma escuta diferenciada. Quem são seus moradores? Quem são esses personagens que não tem rosto ou história? Qual o nosso olhar para o lugar onde vivem? Qual a importância do território para essa população?

Palavras Chaves: Identidade, Moradia, Pertencimento.INTRODUÇÃO

Ao longo do século XX, o êxodo rural, a crescente industrialização e a migração para grandes metrópoles contribuíram para a expansão das favelas.
A ausência de políticas públicas voltadas para um tratamento mais humanizado desta população marcou este um século de indiferenciação:

A libertação dos escravos no final do século XIX e a grande imigração de europeus nocomeço do século XX foram responsáveis por uma demanda por empregos que a conjuntura socioeconômica da época não conseguia absorver. Os negros ex-escravos foram libertados sem nenhuma proposta de inserção no mercado de trabalho; [...] essa população de escravos, somada aos imigrantes que não conseguiam se adaptar aos padrões impostos pela sociedade, formaram os contingentes de despossuídos queocupavam as ruas e os cortiços da cidade do Rio de Janeiro, vivendo em condições sub-humanas. (COSTA LEITE, 1997 apud NAIFF e NAIFF, 2005 p. 107-119).

As tropas advindas do conflito de Canudos em 1897, sem local para se estabelecer na cidade do Rio de Janeiro, foram ocupar principalmente os morros, em especial o da Providência, no centro da cidade, passando a chamá-lo de Morro da Favela. Onome “favela” acabou tornando-se sinônimo deste tipo de moradia.
Com a proposta de modernização da cidade, o prefeito da época Pereira Passos, início do século XX, promove uma reforma urbana radical, demolindo vários cortiços existentes, o que forçou as populações ocupar os morros para não sair da área urbana.

O processo de abertura de espaços públicos implicou a...
tracking img