Identidade e valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIDADE E VALORES
X
ANGÚSTIA, NECESSIDADES E DESESPERO.

IDENTIDADE
Conceito: Segundo Erikson, a identidade é uma permanente e interior igualdade-consigo-mesmo como também uma permanente participação a determinados caracteres específicos de grupo. Essa comporta, pois, uma relação de troca entre uma individualidade e a pertença de grupo. A identidade vem experimentada como sentimento deser si mesmo, de realizar-se, de viver em igualdade e continuidade interior, aprovado pelo ambiente que conta para o indivíduo. No cerne da realidade histórica a identidade aparece como a soma de todas as imagens, idéias e forças que infundem numa pessoa ou num povo o sentimento de ser e de agir como realmente são .

Segundo a nossa fé, quem somos nós?
Rm 8,14-17: FILHOS E HERDEIROS
14 Todosos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 E vocês não receberam um Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abba! Pai! 16 O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que,tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória.

VALORES
É tudo aquilo que na avaliação individual ou social é considerado digno de ser desejado, bom, enriquecedor, útil, capaz de promover e tornar feliz. Sobre esta base se distinguem diversos grupos de valores: estéticos, religiosos, morais, artísticos, econômicos, etc.em relação a todos estes valores a pessoa humanase situa afirmando-os, respeitando-os, desejando-os. Aquilo que ela conhece e compreende como valor se transforma para ela numa riqueza de significados, desperta o seu interesse, provoca-a a uma tomada de posição. São os valores que influenciam o pensar e o agir das pessoas.

Quais são os valores dos filhos e herdeiros?
Gl 6,22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência,bondade, benevolência, fé, 23 mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe lei. 24 Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito. 26 Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros.

ANGÚSTIA

Angústia: estreiteza, limite deespaço ou de tempo; ansiedade ou aflição intensa. Segundo Kierkegaad, determinação que revela a condição espiritual do homem, caso se manifeste psicologicamente de maneira ambígua e o desperte para a possibilidade de ser livre; segundo Heidegger, disposição afetiva pela qual se revela ao homem o nada absoluto sobre o qual se configura a existência.

 Quais são as minhas angústias?
 Érealmente sério o que estou fazendo?
 Essa é uma coisa que vale realmente a pena realizar?
 O que faço justifica a minha existência?
 Que sentido tem o fato de eu existir? No fundo é o complexo de inferioridade que me leva a fazer tal interrogação.
 Por qual motivo estou autorizado a viver? É uma pergunta que está nos lábios de todo desesperado.
 É o sentimento de ser supérfluo, de não serutilizado (ser útil), de estar à margem e sem saber a que escopo.
 É o grande drama da nossa sociedade massificante que não tem necessidade da pessoa como indivíduo: “SE VOCÊ NÃO SERVE, COLOCA-SE OUTRO NO SEU LUGAR”. E o indivíduo, onde fica nesse processo?
 A angústia é perceber que poderíamos ser muito mais do que somos hoje; que estamos envelhecendo; que as tantas outras oportunidades estãosendo desperdiçadas.
 Como superar tudo isso? Não através da minha eficiência, nem mesmo com a auto-ajuda.
 Para sair do desespero devo conhecer as minhas necessidades mais profundas, mais fundamentais:




“A pessoa humana pode realmente adoecer se seu amor e os seus desejos vierem a ser frustrados e que a cura acontece quando se faz experiência mais profunda de sentir-se amado e amar......
tracking img