Identidade corporativa: marcas e valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ



LÍDIA ABREU






































Balneário Camboriú
2012


UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ


LÍDIA ABREU






















Trabalho apresentado para a disciplina de Identidade Corporativa do Curso de Design Gráfico, da Universidade do Valedo Itajaí – UNIVALI.







.



Balneário Camboriú
2012
IDENTIDADE CORPORATIVA: MARCAS E VALORES
Lídia Abreu¹


Resumo

A construção de uma Identidade corporativa está relacionada a diversos fatores, entre eles a construção de uma marca de identidade visual marcante e a adoção de estratégias de comunicação e publicidade. Neste contexto o design surge como uma ferramenta degrande aplicabilidade na busca pela construção desta identidade que visa afirmar a presença das empresas no mercado atual, e transmitir credibilidade e qualidade aos clientes através de seus produtos e serviços. O presente artigo trás uma revisão dos conceitos de Identidade Corporativa, bem como sua importância e relação com a marca e o mercado.
Palavras chave: Identidade Corporativa, IdentidadeVisual, estratégias de comunicação, design, mercado.

Abstract

Building a corporate identity is related to several factors, including the construction of a brand identity and the adoption of meaningful visual communication strategies and advertising. In this context, the design appears as a tool of great use in the construction of this quest for identity that seeks to affirm the presence ofcompanies on the market today, and convey credibility and quality to customers through its products and services. This article reviews the concepts behind Corporate Identity as well as its importance and relationship with the brand and the market.


Keywords: Corporate Identity, Branding, communication strategies, design, market


INTRODUÇÃO

Como forma de identificar e diferenciarprodutos, as marcas são conhecidas desde a Antiguidade. São consideradas como possuindo poder de levar o observador a um processo de associação à qualidade e procedência.
A utilização de um signo, símbolo ou marca para a identificação de um determinado produto sofreu evoluções e modificações de acordo com o período político social e econômico da sociedade, até alcançar o patamar de importância dos diasatuais.
Sendo assim a importância de uma marca forte e consolidada fica cada vez mais evidente, na medida em que as empresas e corporações necessitam de um projeto de comunicação que associe suas características principais e às destaquem e diferenciem no mercado.
Atrelado ao significado de marca está o significado da Identidade Corporativa. Esta tem como principal objetivo definir atributos evalores transmitindo-os aos consumidores. A criação de uma Identidade Corporativa depende da integração entre as soluções de design, marketing e publicidade.
No presente artigo abordam-se a temática da Identidade Corporativa e suas relações com a marca e com o design.

MARCA
A origem do uso de marcas para caracterizar produtos é antiga e está relacionada com a arte.
As primeiras marcas deque se tem conhecimento se originaram na arte, com a assinatura dos artistas responsáveis, principalmente durante o Renascimento. A Revolução Industrial, no século XIX, promoveu por meio do uso das técnicas de promoção e vendas o surgimento de marcas que detinham no seu desenvolvimento características modernas e sérias que as tornavam reconhecidas (CASTELO, BATISTA, 2005).

Nos anos 1980, ocorreua reviravolta de geração de marcas que inseriu na mente dos executivos a consciência de que o capital principal de sua empresa era sua marca. Atualmente para muitas empresas, o valor de seus imóveis e equipamentos pode até ficar aquém do valor da sua marca (TAVARES 1998, apud OLIVEIRA, 2005).
Existem muitos estudos referentes ao uso da marca e sua definição está relacionada diversos...
tracking img