Identidade profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR

ESCOLA DO DIREITO

A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: A (re) Construção das Identidades Profissionais e os processos Educativos

Trabalho da disciplina Introdução á Educação Superior, da turma 2011.1 Vb ,vespertino do curso de Direito. Orientado pela professora Socorro Queiroz.

Natal/RN, abril de 2011.
UNIVERSIDADE POTIGUAR

ESCOLA DO DIREITO

A PEDAGOGIA DASCOMPETÊNCIAS: A (re) Construção das Identidades Profissionais e os processos Educativos

Trabalho da disciplina Introdução á Educação Superior, da turma 2011.1 Vb, vespertino do curso de Direito. Orientado pela professora Socorro Queiroz.

Natal/RN,abril de 2011.

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho diz respeito a produção escrita, individual, do seminário orientado pela professora SocorroQueiroz aos alunos do curso de direito da turma 1 vb 1.2011.O principal objetivo deste trabalho acadêmico é adquirir um conhecimento mais amplo da (re) Construção social das identidades profissionais e os processos educativos, bem como responder as questões levantadas pela professora: O que podemos denominar de identidade profissional? Qual é a dimensão social de uma profissão? Quais são e de quetratam os saberes professados de Le Boterf? Inicialmente farei uma explanação acerca do conceito de identidade profissional, citando alguns autores. Logo em seguida,utilizando também citações falarei da dimensão social de uma profissão enfatizando a importância das várias profissões existentes e por fim trarei Le Boterf e as competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização.2- O QUE PODEMOS DENOMINAR DE IDENTIDADE PROFISSIONAL?

O vocábulo identidade (do latim idem) propõe uma noção de estabilidade que se contrapõe à processualidade e ao caráter de construção permanente que lhe são próprios. Sugere, ao mesmo tempo, o igual e o diferente, o permanente e o mutante, o individual e o coletivo. A questão da identidade é bastante ampla, e vem sendo estudada por áreas comoa sociologia, a antropologia, a Psicologia e a Filosofia, alem de outras Ciências sociais, e emergem em praticamente todas as situações do cotidiano, na medida em que as identidades das pessoas se refletem na vida e vice-versa. Ou seja, a identidade pode ser definida como um conjunto de características próprias de um individuo, que o tornam diferente de outros e que vão sendo construídas nas epelas relações sociais.
A identidade, para Ciampa (1998), é o conjunto de dados biográficos, de valores, crenças, atitudes, classe social, concepção de mundo, etc. que nos identifica enquanto membros de diversos grupos, desempenhando papéis que, por sua vez, nos diferenciam de outros indivíduos e de outros grupos e também nos assemelham a outros indivíduos e a outros grupos.
Define-se aidentidade humana como metamorfose, isto é, um processo permanente de formação e transformação do sujeito, que ocorre dentro de condições materiais e históricas dadas, então a identidade e desenvolvida e constituída por aspectos da ordem psicológicos a partir de mudanças no processo histórico, social, econômico e cultural.
O individuo então vai iniciar seu processo de diferenciação e individualizaçãocomo ser humano, e o desempenho de papeis, construindo, desse modo, sua identidade.
A identidade profissional resulta na vinculação do ser humano e uma atividade, considerados o contexto e as características dessa atividade, bem como seus reflexos nesse sistema identitário. Leontiev (1978) afirma que o trabalho é fundamental no processo de construção da identidade. Entendido como a principalatividade do homem, ele é mediador da relação homem/natureza, sendo por meio do trabalho (na perspectiva marxista) que o homem transforma a natureza de acordo com seus interesses/necessidades e se transforma, ao mesmo tempo. Além disso, segundo o autor, o trabalho é realizado mediante atividade intelectual, motivadora e planejada, proporcionando uma contínua relação entre os homens, o que caracteriza a...
tracking img