Identidade narrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIDADE, NARRATIVA E DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO CRÍTICA1
Maria Claudia Santos Lopes de Oliveira*
RESUMO. O presente artigo é um estudo teórico que parte da análise da construção histórica da categoria de adolescência como objeto da Psicologia do Desenvolvimento. O argumento central é que a abordagem da adolescência ora como dominada por paixões e tormentas, ora comoexpressão superior de racionalidade, contribuiu para que a Psicologia do Desenvolvimento se afastasse da problemática dos adolescentes reais, disseminando um visão normativa da adolescência. O objetivo do trabalho é, pois, a reflexão crítica acerca dessa fase da vida, visando à consolidação de uma nova epistemologia da adolescência, no diálogo com perspectivas contemporâneas do enfoque da subjetividade,tais como a psicologia narrativa e a perspectiva do self dialógico.
Palavras-chave: adolescência, desenvolvimento do self, identidade, narrativa.

IDENTITY, NARRATIVE AND DEVELOPMENT IN ADOLESCENCE: A CRITICAL REVIEW
ABSTRACT. This paper is a theoretical essay that analyzes the historical development of the category of adolescence as a subject of Developmental Psychology. The core argument isthat adolescents have been approached at a time, as passionate and unstable beings, and at the other, as rational selves. As a consequence of that approach, most of the meaningful questions regarding adolescence had been kept out of focus, and a normative picture of adolescence have dominated the field. The aim of this study is to offer a critical analysis on adolescence, adding a ‘brick’ to theconstruction of a novel epistemology of adolescence fertilized by critical approaches on self and identity such as, discursive psychology and the perspective of the dialogical self.
Key words: Adolescence, development of the self, identity, narrative, contemporary age.

IDENTIDAD, NARRATIVA Y DESARROLLO EN LA ADOLESCENCIA: UNA REVISIÓN CRÍTICA
RESUMEN. Este artículo es un estudio teórico queparte del análisis de la construcción histórica de la categoría de la adolescencia como objeto de Sicología del Desarrollo. El argumento central es que el enfoque de la adolescencia, ora como dominada por pasiones y tormentas, ora como expresión superior de la racionalidad, contribuyó para que la Sicología del Desarrollo se alejara de la problemática de los adolescentes reales, diseminando una visiónnormativa de la adolescencia. El objetivo del trabajo es la reflexión crítica acerca de esa fase de la vida, objetivando la consolidación de una nueva epistemología de la adolescencia, en el diálogo con perspectivas contemporáneas del enfoque de la subjetividad, tales como la sicología narrativa y la perspectiva del self dialógico.
Palabras-clave: adolescencia, desarrollo del self, identidad,narrativa.

A CONSTRUÇÃO DA ADOLESCÊNCIA COMO OBJETO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A análise da construção histórica da categoria de adolescência na psicologia do desenvolvimento revela a

alternância de posições em que o adolescente foi visto ora como dominado por paixões e tormentas, ora como sujeito pleno de racionalidade. O objetivo deste trabalho é a reflexão crítica acerca dessasconcepções normativas sobre a adolescência, no diálogo com perspectivas contemporâneas do enfoque da

1

Apoio: CNPq. Pós-doutora. Professora da Pós-graduação e do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília.

*

Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, p. 427-436, mai./ago. 2006

428

Oliveira

subjetividade, tais como a psicologia narrativae a perspectiva do self dialógico. O ponto de partida de nossa reflexão é que a adolescência permanece como objeto secundário do interesse da psicologia do desenvolvimento. Na ausência de uma reflexão consistente interna ao campo, a compreensão do adolescente tem sido mediada por perspectivas teórico-metodológicas apropriadas de outras áreas – como a área médica e os estudos demográficos – sem...
tracking img