Identidade metodista - o essencial da doutrina metodista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO EDUCACIONAL METODISTA
“BISPO SCILLA FRANCO” – 5a RE





PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2011


Área de Estudos: Identidade Metodista


Professor: Eber Borges da CostaAluna: Lídia Carla Bazzanini Fleury




Resenha do primeiro capítulo do livro “O essencial da Doutrina Metodista”.

Capítulo I - Doutrinas sobre autoridade religiosa

A tradição bíblica nosmotiva a missão, pois somos desafiados como igreja, a testemunhar constantemente a ação salvadora de Deus, que é o que fundamenta nossa tradição.

As igrejas Ortodoxas orientais e a Igreja CatólicaRomana ensinaram que todo ensinamento religioso tinha sua base na unidade não-quebrada das Escrituras e as tradições posteriores da igreja. Com a Reforma Protestante houve o questionamento da purezadestas tradições e ficou instituída na autoridade da Bíblia acima de qualquer tradição. A Bíblia que é a Palavra de Deus, contem todo ensinamento de que precisamos para nos orientar quanto à salvação.Cremos na Bíblia como a Palavra do próprio Deus, nela não há falhas quanto aos ensinamentos do caminho da salvação. Não há outra autoridade que possa estar acima da autoridade de Deus revelada nasEscrituras. Muitos foram os autores, mas um só foi o que concedeu a inspiração das escrituras.

Tradição está relacionada com o passado ao qual atribuímos valor, em especial no qual vemos a obra deDeus. Ao valorizarmos este passado estamos afirmando que a presença de Deus não foi retirada após o Novo Testamento, que Ele continuou agindo no decorrer da história da comunidade cristã. Os feitosmilagrosos operados na antiguidade e retratados na Bíblia, ainda hoje acontecem, pois o agir de Deus continua sobre os seus.

Wesley acreditava que a razão e a experiência podiam ser guias muito úteispara relacionarmos os ensinamentos bíblicos e da tradição as nossas épocas, culturas e situações. A IMU em sua declaração de 1972 da “Nossa tarefa Teológica” afirmou o uso da tradição, experiência e...
tracking img