Resenha a arte de se fazer um jornal diário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha “A arte de fazer um jornal diário”

No livro “A arte de fazer um jornal diário”, o autor Ricardo Noblat, colunista do jornal da globo e ex-diretor de redação do Correio Braziliense,defende de maneira profissional o jornalismo ético, utilizando exemplos mundiais sobre derivados pontos essenciais para torar-se um bom profissional no ramo.
O livro começa logo com uma critica aosjornalistas atuais e aos donos dos jornais em forma de parábola. Uma breve conversa entre um cidadão e um jornalista, a qual foca uma “crise do jornalismo”, de acordo com Noblat. “É feia a crise. Estouconvencido de que os donos de jornais e jornalistas compartilham o firme propósito de acabar com os jornais. Ou então são burros.” (p. 13)
Seguindo ainda no assunto sobre a “crise do jornalismo”, oautor revela falhas dos jornais atuais, tais como contratar recém-formados em jornalismo sem experiência alguma para um exaustivo trabalho mal remunerado e simplesmente ignorar as reclamações dosleitores.
No segundo capítulo Noblat dita algumas regras e dá exemplos sobre valorização da profissão. Ele usa um meio irônico para contar fatos e estabelecer o que é certo e o que é errado. Ele unesarcasmo com verdade, o que traz uma certa descontração sem alterar o objetivo do texto, como por exemplo um trecho que diz sobre o Jornal Nacional da Globo gastar o dobro do tempo contando sobre o partoda Xuxa em relação ao leilão da Telebrás.
Ainda no segundo capitulo ele ensina também sobre questões de ética. Diz que todo e qualquer cidadão, independente da sua profissão, deve respeitar aconstituição e as leis do país. Vale destacar o trecho: “A ética deve prevalecer até mesmo sobre a obrigação que tem o jornal de revelar o que possa interessar ao leitor”.
No terceiro capítulo, Ricardocita essências para tornar-se um bom jornalista, por exemplo: como fazer perguntas às fontes, ter faro jornalístico, saber diferenciar o que é noticia e o que não é, ser humilde, entre outros. O...
tracking img