Ideias principais pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na sociologia, segundo a maioria dos autores os principais pensadores clássicos são: Augusto Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Todos com idéias diferentes, mais em busca do mesmo ideal, asociologia.
Augusto Comte (1798-1857), pioneiro, com isso levou o apelido de “pai” da Sociologia por ser provavelmente o primeiro pensador moderno, e defendia que pra sociedade funcionarcorretamente, precisa está organizada e só assim alcançará o progresso.
Karl Max (1818-1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou comoeconomista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico. Ele foi um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana,alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na idéia utópica de uma sociedade igualitária ou socialista.
Émile Durkheim (1858-1917) foi o fundador da escolafrancesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheimentendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte dotodo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.
Max Weber (1864-1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores daSociologia e é o pensador mais recente dentre os três, conhecedor tanto do pensamento de Comte e Durkheim quanto de Marx. Assim, ele entende que a sociedade não funciona de forma tão simples e nempode ser harmoniosa como pensam Comte e Durkheim, mas também não propõe uma revolução como faz Marx, mas afirma que o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade,...
tracking img