Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Iluminimos ( Trabalho para eliminação de Materia e adaptação)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1. O ILUMINISMO - SÉCULO DAS LUZES 5
1.1. OS IDEAIS ILUMINISTAS 6
1.2. AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO ILUMINISMO 6
1.3. PENSAMENTO ILUMINISTA 7
1.4. OS PENSADORES 7
1.4.1 Filosofos 8
1.4.2 Economistas 9
1.5. OS PRINCIPAIS EXPOENTES DO ILUMINISMO 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar como e onde surgiu o iluminismo. Quem foram seus pensadores principais, quais foram suas idéias e como estas idéias  influenciaram a sociedade da época. Porque  esse movimento ideológico afetou várias camadas da sociedade.

1. ILUMINISMO – SÉCULO DAS LUZES
A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecidocomo o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, eracorrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
Os burgueses foram osprincipais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nasquestões econômicas.
No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos(clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.

1.1 OS IDEAIS ILUMINISTAS
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscarrespostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

1.2 AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO ILUMINISMO
Segundo Padovani, eram:
* Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento;
* Valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto dasociedade, política ou economia;
* Crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;
* Crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais;
* Crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero;
*Defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei;
* Crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus
* Para os Iluministas o homem é o produto em que vive da sociedade e da educação.

2.3 PENSAMENTO ILUMINISTA
Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo. Buscavam esclarecer as pessoas da hipocrisia que era a...
tracking img