Iatrogenias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCTUM
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA SERRA
CURSO DE ENFERMAGEM

Adriana Moreira da Silva
Andrea Cristina Soares Souto
Camila Bianca dos Santos
Gilsicléria Silva Ferreira Cardoso
Wendherson da Silva Conhamaques

AS PRINCIPAIS CAUSAS IATROGÊNICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO

SERRA-ES
2012

Adriana Moreira da Silva
Andrea Cristina Souto
Camila Bianca dos Santos
GilsiclériaSilva Ferreira Cardoso
Wendherson da Silva Conhamaques

AS PRINCIPAIS CAUSAS IATROGÊNICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Serra, como pré-requisito para aprovação multidisciplinar, sob orientação da Prof°. Simone Ferraz Bezerra.

SERRA-ES
2012
RESUMO

O estudo objetivou identificar as principais causas deiatrogenias na administração de medicamentos. Adotou-se como referencial metodológico, estudo bibliográfico que se baseou em livros e artigos relacionados ao tema, coletado respectivamente em biblioteca acadêmica e na biblioteca virtual em saúde. Os resultados evidenciaram que as causas de erros são multifatoriais, porem previníveis, através da aplicação de medidas voltadas para sanar cadaevidência de erro, destacando a importância da identificação das principais iatrogenias. Sugere uma abordagem educativa na consciência de responsabilidade social da qual a equipe de enfermagem esta inserida bem como a adoção de medidas preventivas voltadas a cada fator de risco. A assistência prestada na administração de medicamento pela equipe de enfermagem deve garantir a ausência de lesões mantendo aintegridade física e moral do paciente, bem como proporcionar segurança e qualidade no atendimento.
Palavras-chave: Iatrogenia medicamentosa; Enfermagem; Ocorrência de erro.










SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVO GERAL 7
2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 7
3 METODOLOGIA 8
4 DESENVOLVIMENTO 9
4.1 Definição deIatrogenia 9
4.2 AS PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM A IATROGENIAS 9
4.3 Definição de Comunicação 10
5 ASPECTOS TÉCNICOS 13
6 ASPECTOS LEGAIS 16
7 ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS 17
7.1 Ética profissional 18
7.1.1 Código de ética profissional 19
8 CONCLUSÃO 19
9 REFERÊNCIA 21


1 INTRODUÇÃO

Segundo o estudo realizado por Bohomol e Ramos (2007), nos EUA os eventos iatrogênicos matam mais queos acidentes de carro, Câncer de mama e AIDS. Tornando relevante o estudo das principais iatrogenias, a fim de identificá-las objetivando promover medidas preventivas que reduzem a ocorrência de erros.
No Brasil são cada vez mais frequentes notícias de erros relacionados á assistência prestada pelos profissionais de saúde, quase sempre com apelos sensacionalistas e empenhados a buscar umculpado; impactando a sociedade e trazendo a tona a opinião publica. Evidenciando a importância de reflexão e adoção de medidas estratégicas que diminuem a incidência de erro (SANTOS, et al., 2010).
Dentre as varias competências de enfermagem, a administração de medicamentos merece maior atenção por ser uma tarefa complexa que requer da enfermagem responsabilidade e aplicação de conhecimentosfarmacológicos, fisiológicos, anatômicos bem como habilidades técnicas. As consequências decorrentes ao erro na administração de medicamentos podem ser catastróficas devido aos riscos de injúrias temporárias e permanentes podendo até levar a morte do paciente (CARVALHO & CASSIANI, 2000).
Falar sobre erro na administração de medicamento é desafiador, segundo (COIMBRA & CASSIANI, 2001), pois envolvequestões éticas, morais que pertencem a cada individuo. A ética define-se em reflexões filosóficas sobre a ação humana, envolto a um dinamismo pessoal e em uma constante construção de si mesmo, fundamentando e norteando o comportamento humano. Já a moral, é definida como um conjunto de normas e regras que regulam as relações de uma sociedade, classificando o comportamento como certo ou...
tracking img