Hymenolepis nana parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Cestódeos são animais exclusivamente parasitas, hermafroditas, sem aparelho digestivo, de celoma obliterado, geralmente constituído por um segmento anterior com órgão de fixação, o escólex, e uma série de segmentos constituídos por organismos sexuados oriundos, por brotação, do segmento anterior; evolução heteroxena por ovos simples ou com dois invólucros, embrião ciliado com 6ganchos.
Os cestódeos são helmintos de corpo constituído por uma série de elementos mais ou menos individualizados que representam de algum modo, uma colônia de indivíduos chamada estróbilo. O número de elementos de cada cadeia é muito variável em cada grupo, existindo cestódeos de um só elemento como outros que possuem milhares. No estudo da cadeia temos que considerar 3 partes: escólex, pescoço eproglote.
A mais anterior, ou escólex, é a que tem morfologia mais variada e curiosa e representa a cabeça ou parte principal da cadeia. Vem em seguida o pescoço, porção intermediária entre o escólex e os diversos segmentos do estróbilo. Este pescoço, de dimensão variável, nos diversos grupos de cestódeos, apresenta pouco interesse morfológico por ter estrutura muito uniforme e simples, masapresenta interesse biológico muito grande, pois é desta porção que nascem consecutivamente os restantes elementos ou anéis da cadeia. Estes se afastam do pescoço à proporção que surgem novos elementos, ao mesmo tempo em que vão se desenvolvendo e diferenciando pela evolução os diversos rudimentos de órgãos genitais, existentes no anel jovem.
Finalmente, temos a considerar a cadeia com a série deelementos.
Cada elemento representa uma individualidade reprodutora hermafrodita
independente e, em certos casos, dois indivíduos hermafroditas.
Mais raramente os elementos são individualizados em machos e fêmeas.
Estes diversos elementos apresentam morfologia variada, motivada pela diversidade do estádio evolutivo dos diferentes órgãos reprodutores.
Nos primeiros anéis apenas se notam osprimórdios genitais, ao passo que nos últimos se observam elementos repletos de ovos e envelhecidos que se destacam da cadeia. Deste modo, o desenvolvimento do estróbilo é contínuo e, uma vez atingido um determinado crescimento, peculiar para cada espécie, se estabelece um equilíbrio numérico entre a formação de novos segmentos e os segmentos eliminados. Só nesta condição é que o cestódeo atinge o seucompleto desenvolvimento.
Hymenolepis nana e Hymenolepis diminuta são helmintos cestódeos e as características de ambos serão desenvolvidas neste trabalho.

Hymenolepis nana
Reino: Animalia
Filo: Platyhelminthes
Classe: Cestoda
Ordem: Cyclophyllidea
Família: Hymenolepididae
Gênero: Hymenolepis
Espécie: H.nana
O Hymenolepis nana é o menor e mais comum dos cestódeos que ocorre nohomem. Possui como habitat o intestino delgado (jejuno e íleo) onde a principal via de transmissão é pela ingestão de ovos. As formas evolutivas desse parasita são ovo, larva cisticercóide e verme adulto. Este cestódeo possui ciclo monoxeno e heteroxeno com o homem sendo o hospedeiro definitivo e pulga e caranchos de cereais hospedeiro intermediário.

* Morfologia
O ovo se assemelha a um “chapéumexicano” medindo de 40 a 50 μm, apresentam membrana externa delgada envolvendo o espaço claro e presença de membrana interna envolvendo a oncosfera, mamelões em posição oposta de onde partem filamentos longos e 3 pares de acúleos.

Figura 1. (ovo)
A larva cisticercóide possui escólex invaginado e envolto por uma membrana que apresenta líquido em seu interior e medem aproximadamente 500 μm dediâmetro. Esta forma evolutiva é o estádio infectante da doença.

Figura 2. (larva cisticercóide)

O verme adulto possui de 3 a 5 cm com 100 a 200 proglotes e o tamanho depende da infecção e da dieta. Escólex com 4 ventosas e um rostro retrátil armado com uma fileira de acúleos. A morfologia é o diferencial entre H. nana e H. diminuta.

Figura 3. (verme adulto)

* Ciclo biológico...
tracking img