Humanidade e ambiente: problemas, caminhos e perspectivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GUILHERME JAPIASSÚ DE AMORIM SALGADO



HUMANIDADE E AMBIENTE: PROBLEMAS, CAMINHOS E PERSPECTIVAS

RECIFE
2011
GUILHERME JAPIASSÚ DE AMORIM SALGADO

FACULDADE SALESIANA

HUMANIDADE E AMBIENTE: PROBLEMAS, CAMINHOS E PERSPECTIVAS

Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade Salesiana como um dos requisitos exigidos para a obtençãodo certificado de conclusão do curso de graduação, sob a orientação da Profª Drª Ana Paula Duarte Pires.

RECIFE
2011
HUMANIDADE E AMBIENTE: PROBLEMAS, CAMINHOS E PERSPECTIVAS

Monografia apresentada e aprovada no dia 16 de dezembro de 2011 pela Banca Examinadora constituída pelos Professores.

BANCA EXAMINADORA

ORIENTADORA___________________________________________________________________

PROFª DRª ANA PAULA DUARTE PIRES – FACULDADE SALESIANA

TITULARES

___________________________________________________________________

PROFª DRª DILMA AGUIAR DO NASCIMENTO VIEIRA– FACULDADE SALESIANA

___________________________________________________________________

PROFª DRª MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA CARVALHO - FACULDADE SALESIANA

RECIFE
2011

* Dedico aosProfessores da Faculdade Salesiana, pois desde o primeiro período estabelecemos um forte laço de amizade e carinho. Eu que achava que ia levar o curso aos trancos e barrancos, já que sou Bacharel em Odontologia e só precisava do diploma de Licenciatura em Ciências Biológicas, pois ensino em uma escola particular, me deparei com um corpo docente extraordinário, que só me estimulou a frequentar todasas aulas e aprender a cada dia. O meu muito obrigado.
AGRADECIMENTOS

* À Deus, por me deixar respirar, por me deixar existir.

* Aos meus pais PAULO DE AMORIM SALGADO E ÂNGELA MARIA JAPIASSÚ DE AMORIM SALGADO, que sempre regeram a minha vida com muita luta, afinco e dedicação. Não seria o que sou se não fossem vocês.

* À minha esposa FLÁVIA FERNANDA SANTOS MENEZES, que além debela e inteligente, demonstra a cada dia ser a grande companheira em todos os momentos de felicidade e angústia.

* Aos meus filhos THIAGO SANTOS MENEZES DE AMORIM SALGADO E ISABELA SANTOS MENEZES DE AMORIM SALGADO, que serviram de inspiração para o cumprimento do meu dever.

* À minha orientadora e amiga Profª Drª ANA PAULA DUARTE PIRES, que me estimulou, com seu conhecimento e paciência,a realizar em tempo hábil todas as etapas do trabalho desenvolvido.

* Aos meus colegas de turma, que me fizeram reviver com muita alegria os momentos incríveis e indescritíveis de uma graduação.

“Tenho certeza de que se sorrisse menos, teria menos amigos”.Dalai Lama
RESUMO

A presente monografia versou sobre os problemas causados pela humanidade ao ambiente natural, os caminhos a serem traçados e as perspectivas sobre a vida presente e futura. Foi realizada uma abordagem teórica com relação ao impacto da espécie humana sobre o ambiente, no que diz respeito à poluição ambiental; à poluição atmosférica; à poluição das águase do solo; ao desmatamento; à introdução de espécies exóticas e à extinção das espécies. Foram trazidas, com base na literatura, algumas idéias realizadas pela própria humanidade através de caminhos e perspectivas, principalmente no que diz respeito à alternativas energéticas, que gerem riqueza para o Mundo, contudo sem causar grandes e graves prejuízos para o meio ambiente em escala planetária.Dentre essas alternativas estão a energia hidrelétrica; a energia nuclear; a utilização de combustíveis renováveis, como o biodiesel a base de mamona e dendê; a energia solar e a energia eólica. A monografia foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, na qual se observou a necessidade de se abordar um tema atualizado e, ao mesmo tempo, preocupante. Inferiu-se, com...
tracking img