Hub port

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento é elemento estratégico no crescimento econômico de várias partes do mundo. Onde passou a ser analisada a integração logística dessas regiões e suas vantagens, gerando o surgimento do serviço portuário, no qual o mesmo se encaixa no desenvolvimento do cliente, que passou a ser mais exigente e estudar melhor suas opções no mercado competitivo.Sendo assim o serviço portuário adotou um novo modelo de portos, que são os Hub Ports (portos concentradores), com a função de redução de custos operacionais, melhorias de acesso entre as áreas que fazem parte de todo ambiente portuário e ampliação de negócios junto ao mercado internacional.
O porto concentrador centraliza as cargas oriundas de sua hinterlândia e do mercado internacional,redistribuindo internamente ao destino final. Na exportação, os grandes navios descarregam no porto de destino e essas mercadoria e transportada por navios menores até os diversos portos do país, melhorando a distribuição e ganhando tempo e diminuindo custos dos transportes rodoviários. Na importação ocorre o processo inverso, onde navios menores levam a mercadoria até o porto concentrador, para queos maiores navios façam sua exportação até o cliente. Portanto, deve haver uma maior interação entre os portos e acabar com a competição, e integrar toda a logística do país, minimizando os custos e maximizando os lucros.
No nordeste está sendo implantado este sistema, porém o Brasil possui extensões continentais, neste caso o interessante seria a implementação de um Porto Concentrador nosul, dividindo o país em setores e alinhando a distribuição e exportação de mercadorias. Portanto, Paranaguá devido sua localização geográfica privilegiada, estando próxima aos países do Mercosul e aos portos de Santos e Rio Grande, apresenta grande potencial para instalação do porto concentrador alavanco a micro e a macro economia do país. O diferencial desta região é sua malha rodoviária,ferroviária e por ser centro na recepção de diversas cargas da região centro oeste, tornando eficiente e eficaz a logística de recepção.
O porto eficiente diminui o tempo de espera do navio, aumentando seu giro e diminuindo custos por o navio estar parado, sendo assim aumenta a confiabilidade perante o cliente, criando um ciclo no qual melhora a infra-estrutura portuária, atendendo com maiorqualidade e segurança, ocorrendo a capacitação profissional dos trabalhadores portuários. Fator importante para sintonia entre os setores públicos e privados, assim o governo precisa apoiar as empresas criando condições para alavancar o potencial da região.
Este modelo portuária é o grande diferencial competitivo, para que realmente cresça e atinja seu real desenvolvimento econômico,cultural e social. Pois na cadeia logística global a confiabilidade e o cumprimento dos contratos no tempo hábil, são de suma importância para agregar qualidade ao serviço aumentando o valor no produto exportado.


1.1 TEMA

A importância que a implantação de um Porto Concentrador na região sul pode trazer como benefícios na coordenação logística, com características fundamentais para aredução de custos e agilidade operacional, contribuindo para um desempenho atrativo no comércio internacional.

1.2 PROBLEMA

Quais as principais perspectivas da análise e implantação de um Porto Concentrador na região sul?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 OBJETIVO GERAL

Apontar os benefícios que a implantação de um Porto Concentrador teria para a região sul analisando diversosfatores.

1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar o fluxo logístico da região sul;
• Estudar o desenvolvimento econômico e social e suas macro;
• Propor pontos para diminuir possíveis impactos gerados na região.

1.4 JUSTIFICATIVA

O crescimento econômico do país está claramente ligado ao aumento de suas exportações, porém o Brasil é um grande exportador de bens...
tracking img