Portos e industria maritima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição
Entende-se por hub port (porto concentrador) ou porto de transbordo aquele porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. O termo decorre das estratégias de aumentar o tamanho dos navios, concentrar rotas e reduzir o número de escalas adotadas pelas principais companhias marítimas, notadamente a partir dos anos noventa.     |
Hub Ports - Definição
 
Segundo nos mostra oDicionário "Oxford", na sua 6ª edição no ano 2000, a palavra "Hub" de origem inglesa, significa "a parte central e mais importante de um lugar ou atividade em particular". Daí a origem do termo "Hub Port", que em função de todo o processo de globalização pelo qual atravessamos, somado ao crescimento da economia mundial nos últimos 30 anos, mais do que nunca é difundido e utilizado por todos: os"Portos Principais" ou "Portos Concentradores". Muitos acreditam que o advento dos chamados "Hub Ports" se deu de uma forma natural, tendo os mesmos se desenvolvido para acompanhar o crescimento do comércio mundial. Observa-se nitidamente que o número de "Hub Ports" em uma determinada região (norte da Europa ou Sudeste Asiático, por exemplo), está diretamente ligado ao poderio e/ou potencial econômicodos países que ali estão.
Por outro lado, outros acreditam na tese de que o crescimento fabuloso apresentado por estes mega-terminais, mais especificamente os que lidam com contêineres — base de todo esse nosso estudo —, alavancou e muito todo o processo de conteinerização e por conseqüência o comércio mundial. Ambos os pontos, assim como outras realidades e perspectivas, estarão sendo abordadosnas páginas que se seguem do presente estudo, enfocando sempre os portos e terminais de contêineres. Importante destacar um fato marcante nos dias de hoje: o aumento no tamanho dos navios porta-contêineres, e a conseqüente redução no número de portos escalados por navios de maior porte, priorizando desta forma os "Hub Ports".

Hub Ports (Portos Concentradores) - Funções
 
Os hub portspermitem que os grandes porta-contêineres sejam carregados e descarregados numa única parada por região. Se isto não acontece, os custos por unidade transportada aumentam significativamente, já que os navios, além de executarem várias paradas, são foçados a viajar parte do percurso com elevada capacidade ociosa. Esses custos, por sua vez, são repartidos equanimimente entre os clientes daquele percurso,já que os armadores, valendo-se do poder de mercado para maximizar a receita, tendem a cobrar o mesmo frete para todos.

Terminais Concentradores (Hub Ports)
São os portos que atendem à concentração ca carga conteinerizada de toda uma região, para posterior distribuição para outros portos.
Os terminais concentradores de conteineres servirão como referencia para um país ou até continenteineiro. Isso se deve ao facto de se tratar de projectos extremamente custosos e cada vez maiores. Os navios previstos para o futuro serão de grande porte, caros e possivelmente mais lentos. Em contrapartida, a estrutura portuária necessária para abrigar navios deste porte também será objecto de elevados investimentos, principalmente quanto aos equipamentos mecânicos e a automação necessária paramovimentar o carregamento desses mega navios que irão frequentá-los, melhorando os níveis de eficiência e produtividade das operações.
Assim, não é viável que existam vários portos concentradores a competir entre si, nem um número exagerado de navios de grande porte. Esses portos serão consequência do planejamento e investimentos dos grandes navegadores mundiais, de forma a preverem rotas de grandesdensidade de trafego entre diversos pontos dp globo, ligando os principais pólos produtores mundiais aos mercados consumidores através destes portos concentradores, também chamados de hub ports> os navios que frequentam tais portos devem alcançar cerca de 10.000 TEU e calados a 19,0 metros. (GÓES, 2002).

PORTOS ALIMENTADORES
Portos alimentadores são aqueles de pequeno e médio porte, os quais...
tracking img