Hub port

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução:
A origem do termo "Hub Port", que segundo alguns dicionários a palavra "Hub" de origem inglesa, significa "a parte central e mais importante de um lugar ou atividade em particular". São portos que são servidos por navios de grande porte que operam nas principais rotas, com concentrado volume de carga também conhecidos como "Portos Pivô".
Os hub ports permitem que os grandesporta-contêineres sejam carregados e descarregados numa única parada por região. Se isto não acontece, os custos por unidade transportada aumentam significativamente, já que os navios, além de executarem várias paradas, são forçados a viajar parte do percurso com elevada capacidade ociosa. Esses custos, por sua vez, são “repartidos” entre os clientes daquele percurso.
Importante destacar um fatomarcante nos dias de hoje: o aumento no tamanho dos navios porta-contêineres, e a conseqüente redução no número de portos escalados por navios de maior porte, priorizando desta forma os "Hub Ports".
A implantação e o funcionamento do hub port estão associados a um serviço de cabotagem eficiente, com elevada freqüência e agilidade no transbordo dos contêineres nos portos, o que geralmente exige grandevolume de carga para se tornar viável. O pré-requisito adicional habitualmente considerado pelos grandes armadores quanto às facilidades oferecidas pelos hub ports, sendo que a carga continuará a ser desembaraçada e embarcada pelo embarcador no seu porto de origem, sem necessidade de levar a carga até o hub port escolhido pelo armador.
Na Europa, o principal hub port é Rotterdam e, na Ásia, HongKong. É necessário considerar, portanto, a expressiva diferença quanto ao volume de carga entre esses portos e os brasileiros, juntamente com o fato de que eles estão associados aos tráfegos leste-oeste, que inclui os fluxos entre Estados Unidos, Europa e Ásia, enquanto os portos brasileiros estão vinculados ao tráfego norte-sul, cujos fluxos são sensivelmente inferiores.O Brasil mesmo possuindo boa distribuição de interfaces portuárias ao longo da costa, ainda não se adequou a essa realidade. Com base nessas considerações, apresentamos análise de dois Portos com potencial a um Hub Port.
‘Sabe-se que ocorrem no País consideráveis fluxos de cargas internacionais com seus parceiros comerciais os quais se situam privilegiadamente em pontosestratégicos para a situação que se quer desenhar, ou seja, nos extremos Norte e Sul do País.
O grande volume de cargas seria concentrado em Hub Ports posicionados no extremo Norte e região Sudeste do País, convenientemente escolhidos em relação à sua infra-estrutura, para receber navios de última geração. Estes portos escolhidos estrategicamente concentrariam as cargas no sentido da importação etambém da exportação. Posteriormente, seria efetuada a distribuição em navios alimentadores de menor porte na cabotagem (Feeders Vessels). Ou seja, os chamados Feeders Services que são operações de grandes quantitativos de cargas de importação em Hub Ports para posterior distribuição ao longo da costa brasileira. Ocorrendo o mesmo processo no sentido inverso – exportação.
Alguns portos brasileirospossuem as características naturais para se tornarem hub ports, tais como Suape e Itaguaí. Os esforços para viabilizá-los são constantes, mas cada um apresenta seus gargalos.
2. Hub Port - Suape:


Analisando as características de infra-estrutura do porto de Suape, observa-se que apresenta condições de se constituir um porto concentrador, pois está geograficamente bem posicionado no aspectoestratégico, ou seja, no limite do pontal da extremidade nordeste do País. Esse posicionamento lhe confere uma vantagem estratégica, ficando num ponto mais intermediário entre os principais parceiros internacionais e os principais portos do País, onde a cabotagem se desenvolverá.

A posição geográfica de Suape é privilegiada em relação ao hemisfério norte brasileiro, capacitando-o como um...
tracking img