Housekeeping - 9 s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Housekeeping

Março/2013
INTRODUÇÃO

O 9S nasceu no Japão no final da década de 70 após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Nesta época havia muita sujeira nas fábricas japonesas, fazia-se necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.

O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com omercado mundiale veio ao Brasil em 1991, para mobilizar e transformar as pessoas e as empresas. Foi introduzido no Japão, mais com o intuito das empresas japonesas com o propósito de acabar com o “trabalho forçado”. Representa um conjunto de 9 palavras japonesas que fundamentam os princípios do Programa , e que também são a gênese do Programa 9s .

O programa “9S” propõe nove iniciativas, noveações que visão transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, transforma também a atitude das pessoas com relação a esse ambiente aos seus colegas e a si mesmo.
O Programa “9S” é mais que uma ferramenta administrativa. É uma proposta de reeducação, de recuperação de praticas e valores frequentemente esquecidos, mais certamente conhecidos e prezados por todos
Todos concordam que umambiente limpo é mais agradável do que um local entupido de tralhas que mal sabemos para que sirvam. Ninguém questiona ser mais fácil trabalhar em um ambiente bem arrumado, do que em meio à bagunça.
Nós sabemos perfeitamente que atitudes como essas, antigamente chamadas “virtuosas”, tornam a vida mais agradável, mais saudável e mais produtiva.
Por esse motivo o Programa “9S” foi concebido para seraplicado também fora do ambiente de trabalho. Ele propõe que façamos uma reflexão sobre a nossa vida, sobre o modo como nos comportamos com relação a nós mesmos, aos nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho.
O programa “9S” questiona a nossa situação enquanto membros ativos de uma sociedade organizada e democrática, onde cada individuo tem direitos e obrigações e devemesforçar-se para cumprir estas e fazer valer aqueles.

A utilização de técnicas de estimulo a cultura da qualidade, desenvolvidas pelas empresas japonesas na década de 70 e mundialmente difundidas no ocidente nos anos 80 e 90, provocaram diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade. De acordo com Valentina S. Genova, expert em 9S em Campo Grande – MS, “a técnicadesenvolvida por Kaoru Ishikawa em 1950 no Japão denominada 5S (Seiri, Seiton, Seisoh, Seiketsu e Shitsuke) constituiu o primeiro passo de organização nas empresas, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão que se estabeleceu no país após a Segunda Guerra Mundial. O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesaque, até hoje, é considerado um dos principais instrumentos de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. “ Quando começou a ser utilizado nas organizações brasileiras, a partir de 1991, houve uma tradução para nossa língua, para que seus significados pudessem ser entendidos. Para não perder o conceito dos “S” , foi então colocada a palavra Senso no início de cada tradução para oportuguês, ficando assim definidos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina. Hoje, a prática do 5S é amplamente utilizada nas empresas brasileiras, e na maioria delas, a implantação do Sistema de Gestão pela Qualidade é iniciada por este programa, tendo-se resultados comprovados em muitas organizações. Estudos realizados pela especialistacitada mostram que :
“Algum tempo depois, foi lançado pelos japoneses outros 3 Sensos que ampliavam os 5 (cinco) para 8 (oito). O 6º Shikari Yaro – Senso de Determinação e União, 7º Shido – Senso de Treinamento e 8º Setsuyaku – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios. Foi encontrado em um artigo, do qual infelizmente o original se extraviou, a sugestão de mais um S - Shisei Rinri...
tracking img