Hospitar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP


EQUILÍBRIO POSTURAL





Cristiane Darlene Sales Anderson Roberto Souza da Silva




São Paulo 2012
EQUILÍBRIO CORPORAL
Equilíbrio,ou estabilidade postural, é um termo genérico utilizado para descrever o processo dinâmico por meio do qual a posição do corpo mantém-se estabilizada. Equilíbrio significa que o corpo está em repouso (equilíbrio estático) ou estabilizado em movimento (equilíbrio dinâmico). O equilíbrio é maior quando o centro de massa (CM) ou o centro de gravidade (CG) do corpo é mantido sobre sua base de apoio(BA).
Centro de Massa. O CM é um ponto que corresponde ao centro de massa corporal total e é o ponto onde o corpo se encontra em perfeito equilíbrio. É determinado pela média ponderada do CM de cada segmento do corpo.
Centro de gravidade. O CG refere-se à projeção vertical do centro de massa até o solo. Na posição anatômica, o CG da maioria dos seres humanos adultos está localizado um pouco àfrente da segunda vértebra sacral ou aproximadamente a 55% da altura de pessoa.
Base de apoio (BA) é definida como o perímetro da área de contato entre o corpo e sua superfície de apoio; o posicionamento do pé altera a BA e modifica a estabilidade postural da pessoa. Uma base de apoio larga, como a que se vê em muitas pessoas idosas, aumenta a estabilidade, enquanto uma BA estreita, como aoposicionar um pé exatamente à frente do outro ou caminhar nessa posição, reduz a estabilidade. Enquanto uma pessoa mantém o CG dentro dos limites da BA, chamamos de limites de estabilidade, ela não cai. Esse termo refere-se às fronteiras até onde a pessoa pode oscilar, mantendo o equilíbrio, sem mudar sua BA.

CONTROLE DO EQUILÍBRIO
O equilíbrio é uma complexa tarefa do controle motor, para queo mesmo ocorra, é necessária a interação dos sistemas nervoso e musculoesquelético, logo, o sistema nervoso é responsável pelo comando, controle e manutenção dos demais sistemas fisiológicos, mantendo um equilíbrio entre o meio externo com o meio interno (homeostase). Este fornece o processamento sensorial para percepção da orientação do corpo no espaço dada principalmente pelos sistemasvisual, vestibular e somatossensorial . Uma das estrutras ligadas diretamente ao equilíbrio é o cerebelo, pois mantem o equilíbrio do corpo, sendo receptor de estímulos do labirinto auditivo, percebendo mudanças de altitude e direção. Responsável também pela propriocepção, motivo pelo qual o indivíduo pode perceber onde estão suas pernas e braços mesmo sem precisar vê-los. Responsável por movimentosrotineiros como caminhar, movimentos sincronizados e pelos movimentos que necessitam uma maior precisão.
A integração sensório-motora essencial para vincular a sensação às respostas motoras e para os aspectos adaptativos e antecipatórios (ou seja, ajustes posturais programados centralmente que precedem os movimentos voluntários) do controle postural e estratégias motoras para planejamento,programação e execução das respostas do equilíbrio. Já o sistema musculoesquelético, movimento dos músculos e articulações, envolve um processo ativo que deve ser integrado para obter coordenação. Os músculos esqueléticos são os elementos de trabalho do movimento devido a sua capacidade alternada de contração e relaxamento. Os elementos de contração do músculo esquelético são intensificados pela suaestrutura anatômica e pela fixação ao esqueleto. Este contribui para o alinhamento postural, flexibilidade musculo-esquelética, tal como amplitude de movimento (ADM), integridade articular, desempenho muscular (como força muscular, potência e resistência à fadiga) e sensação (toque, pressão, vibração, propriocepção e cinestesia). O movimento adequado do corpo reduz o risco de lesar o sistema...
tracking img