Psicologia hospitar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência domiciliar na atuação do psicólogo:

Esse atendimento psicológico, segundo o SUS ( Sistema Único de Saúde), estar locado em nível secundário; portanto, o atendimento psicológico só ocorre se as queixas apresentadas pelos pacientes ou pelos cuidadores formais ( profissionais que são contratados para o cuidado, como por exemplo, profissionais da saúde, pessoa capacitada para oscuidados) ou informais ( pessoa da família ou conhecido que presta assistência sem remunerações) estiverem associadas ao problema de saúde em questão. As ações podem ser de promoção, prevenção, proteção ou recuperação da saúde, dependendo da compreensão psicológico das triagens realizadas.

Avaliação psicológica do paciente:
Através da entrevista psicológica é possível perceber a relação que apessoa faz com sua doença e o significado que atribui à internação. Este fator é de fundamental importância para nortear o trabalho do psicólogo não somente junto ao paciente, mas também com a equipe de saúde num trabalho interdisciplinar, assim como, junto aos familiares que acompanham o paciente.
Além dessa possibilidade, cabe a entrevista, a função terapêutica à medida que esta propicia averbalização, manifestação, reflexão e consequentemente melhor possibilidade de elaboração e adaptação à condição de “Ser” ou “Estar” doente.
Os dados colhidos na entrevista complementam o diagnóstico, já que permitem a exploração do contexto vivencial do sujeito, expressos em seus relatos sobre estilo de vida e comportamentos que comprometeram ou colaboraram com o desencadeamento, desenvolvimento ouevolução da doença. Percebe-se que de forma agravante ou intensificadora, os conflitos existenciais relatados e sua situação de vida real colaboraram com o quadro clínico apresentado, mostrando que a doença não faz parte somente do órgão comprometido, mas que afeta o indivíduo em toda sua extensão.
Através da entrevista percebem-se crenças irracionais na qual o hospital é descrito como um espaçoonde se vive a angústia da incerteza, ou seja, um local que se pode morrer a qualquer momento ou onde se fica à beira da morte, confrontando com o espaço terapêutico cuja função é atribuída e para o qual foi constituído.
Na maioria das vezes, estar doente e necessitar de internação, é vivenciado como algo perigoso, ameaçador, fora de seu controle, neste espaço é o outro que vai decidir e agir sobresua vida, ficando à mercê do outro a sequência de seu destino.
Percebe-se ainda que os sentimentos de perda advindos da situação de internação e da doença ultrapassam as consequências físicas e biológicas decorrentes dos quadros clínicos apresentados e incorporam na realidade sentimentos e sensações com significados individualizados, intensificados pela subjetividade de cada um.

PSICOLOGIAHOSPITALAR

"Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."
(Carl Gustav Jung)

“Assim como sua alma imagina, assim o é.”
(provérbios de Salomão)

2011
Introdução:
A Psicologia Hospitalar tem como objetivo principal a minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, abrangendo não apenas a hospitalização em si,mas principalmente as seqüelas e decorrências emocionais dessa hospitalização, tendo em mãos um leque amplo de opções de atuação onde todas as variáveis deverão ser consideradas para que o atendimento obtenha bastante êxito.
Contexto Histórico:
Na década de 1970, surge a Psicologia na Saúde, nessa época aconteciam transformações radicais no conceito de saúde. Em 1980 que a Psicologia Hospitalarfoi consolidada no Brasil, quando o psicólogo foi incluído nos hospitais públicos, na assistência aos pacientes e familiares, em sua maioria de socioeconômico baixo ou médio, com o objetivo de ultrapassar o tradicional dualismo mente-corpo e otimizar o tratamento médico. Em 1997 surge a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) formada por 45 psicólogos com sede em Belo Horizonte com o...
tracking img