Hospitalidade hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HOTELARIA HOSPITALAR: UM BREVE ESTUDO DE UM SEGMENTO QUE PERMEIA ENTRE A HOSPITALIDADE E A HUMANIZAÇÃO

Jeany Carla Pereira Dantas
Curso de Turismo - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
jeanydantas@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho se propõe a apresentar uma nova tendência do mercado denominada Hotelaria Hospitalar, a qual adapta conceitos e serviços presentes na hotelaria clássica parainstituições hospitalares. O conceito de hotelaria hospitalar descreve como uma atividade recente no Brasil e no mundo e torna-se necessária a partir do momento que as instituições de saúde buscam agregar qualidade dos serviços prestados e humanização na assistência. A proposta deste serviço é proporcionar conforto, segurança e bem estar ao cliente externo e interno, transformando o espaço em umambiente mais acolhedor, tendo em vista que por muito tempo se condicionou uma internação hospitalar a uma estada de precárias condições onde o cliente/paciente muitas vezes usufrui de serviços de alimentação, higiene, conforto entre outros de má qualidade. Essa nova prática vem incrementar esse setor e ramificação da hotelaria, trazendo consigo, oferta de um serviço dinâmico e ousado, onde ocliente/paciente disponibiliza de muitas opções antes trabalhadas apenas na hotelaria comercial, como por exemplo, serviços gerais (chaveiro, moto boy, etc,), cuidados pessoais, entre outros.

1. INTRODUÇÃO

Diante da realidade atual que é marcada pela globalização, todos os setores envolvidos no seguimento turístico precisa oferecer serviços e produtos de qualidade, que busquem atender os desejose necessidades dos clientes de uma maneira satisfatória, para se manter vivo no mercado ditado por uma competitividade crescente. Tudo isso porque a globalização facilita o processo de acesso à informação dos clientes, e com isso tornando-se cada vez mais exigentes e mais preocupados com a qualidade (BOEGER, 2009).
Na busca por serviços com padrões de qualidade cresce também uma preocupação emoferecer produtos e serviços com qualidade por parte das empresas prestadoras de serviços, dentre elas os empreendimentos hoteleiros, prestadores de serviço de hospedagem. E na busca de adaptar-se a essas exigências do mercado para garantir um bom produto final e posição no mercado, os hotéis vem apresentando algumas mudanças, dentre elas a padronização dos serviços, segmentação de mercado, melhoresequipamentos, instalações e manutenções, variedade na oferta de serviços e principalmente investindo nos recursos humanos.
Com essas mudanças o setor hoteleiro vem conseguindo bons índices de satisfação por parte dos clientes, já que estas incluem também serviços elementares como: cortesia, agilidade, cordialidade, ou seja, hospitalidade. E são exatamente essas características que vem chamandoatenção e despertando interesse por parte das empresas hospitalares que pelas atuais exigências do mercado, estão sendo obrigadas a desenvolver um novo perfil de atendimento para um cliente mais exigente em um mercado mais competitivo. Os clientes, antes pacientes, primam agora por vantagens como segurança, conforto e bem estar, ou seja, mais além de um tratamento médico eficiente.
Por tudo issoalguns gestores, tentam deixar para trás a imagem clássica de hospital, trazendo para as instituições mudanças que minimizam o impacto de momentos difíceis, transformando o tempo de permanência no ambiente hospitalar mais agradável, já que as pessoas dificilmente sentem prazer em uma estada no hospital, mas entende-se que o desconforto pode ser minimizado.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo Castelli(2001 apud BARROSO, 2006), a empresa hoteleira é uma organização que mediante o pagamento de diárias oferece alojamento a clientela indiscriminada.
E de acordo com TARABOULSI (2004 apud BARROSO, 2006), o hospital também oferece alojamento mediante pagamento, mas a uma clientela específica que está momentaneamente necessitando de cuidados de saúde. Ao contrário da organização hoteleira, este não...
tracking img