Hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO
O estudo que segue apresentará as atividades do departamento logístico em um hospital e maternidade, no caso o São Camilo - Unidade Ipiranga e suas implicações.Em seguida, trará um breve estudo de caso, no qual o mesmo teve de lidar com um problema de estocagem de materiais, passando por uma reestruturação e utilizando análises da curva ABC para isso.
A LOGÍSTICA NO HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO - IPIRANGA
INTRODUÇÃO
De forma a deixar mais claro oestudo de caso a ser analisado, segue uma apresentação do Hospital e Maternidade São Camilo - Ipiranga. O ideal buscando na sua fundação era oferecer atendimento hospitalar diferenciado às pessoas, que cuidasse não só da doença, mas principalmente, do doente e que oferecesse além de qualidade e eficiência, humanização.
A logística na instituição compreende os setores de: departamento desuprimentos, gestão de estoque, gestão de compras, gerenciamento de materiais consignados, farmácia hospitalar, almoxarifado e transportes.
A seguir, será apresentada uma situação enfrentada pelo departamento logístico logo após a descrição das atividades desenvolvidas por cada setor citado acima.
A EMPRESA
Em 1960 foi inaugurada uma parte do hospital, com capacidade para 70 leitos. Atualmente,apresenta 222 leitos para internação, 19 de terapia intensiva adulto, 10 leitos de terapia intensiva infantil, 14 salas de cirurgias, com capacidade para realizar cerca de 9.000 cirurgias/ano, pronto-socorro adulto e um infantil, além do ambulatório que oferece atendimento em todas as especialidades. Além disso, o Hospital e Maternidade São Camilo também hospital escola, servindo de campo de estágiopara alunos dos cursos na área de saúde do Centro Universitário São Camilo.

CONTEXTO E SITUAÇÃO
Descrevemos basicamente as atividades desenvolvidas por cada setor relacionado ao departamento logístico do hospital, de forma a dar uma prévia de como o mesmo funciona.
1. DEPARTAMENTO DE SUPRIMENTOS
Segundo o regimento interno deste departamento, o mesmo tem como finalidade controlar e analisargerencialmente todos os estoques existentes na instituição, promovendo todos os materiais e medicamentos necessários ao desenvolvimento adequado das atividades hospitalares.
Compreende os setores de: gestão de estoques, farmácia central e satélites, almoxarifado gerenciamento de materiais consignados, recebimento de mercadorias e transportes.1.1 GESTÕES DE ESTOQUE
Neste setor ocorre a definição de "quanto" e "quando" comprar. O sistema atualmente utilizado é o de reposição dos estoques através do ponto de pedido que se baseia na definição de parâmetros de controle conforme a classificação ABC.“A classificação ABC”, também conhecida com classificação de Pareto, é um procedimento que visa identificar os produtos em função dos valores que eles representam e, com isso estabelecer formas de gestão apropriadas à importância de cada item em relação ao valor total considerado. Essa classificação pode ser feita sobre diferentes valores, por exemplo, classificação ABC do consumo demateriais; de estoque e de fornecedores, sendo a primeira a mais importante pra a gestão de materiais. "Barbieri, 2005".
Conforme Marco Aurélio P. Dias, a curva ABC é um importante instrumento para o administrador, pois permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto a sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua...
tracking img