Hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUALIDADE DO ATENDIMENTO HUMANIZADO NA REDE PÚBLICA EM MANAUS

Maria de Fátima Falcão da Silva
Professora e Coordenadora Ana Ruth, Msc.2






RESUMO

Os argumentos inseridos nesta abordagem temática versam sobre a Humanização dos Serviços de Saúde como Fator de Qualidade no Atendimento, buscam implementar os indicadores para a Instituição visando conhecer a qualidade dos serviçosoferecidos pela Unidade de Saúde Theomário Pinto, abrangendo os aspectos físicos e humanos, vistos que não é suficiente a Unidade de Saúde dispor de toda uma estrutura moderna, assim como equipamentos apropriados às suas atividades médicas e uma administração criativa, se tudo não estiver voltado para satisfazer as necessidades dos usuários e os funcionários estarão fora dos seus objetivos. Diantedessa proposta espera-se um atendimento mais humanizado e com qualidade tanto para os usuários como para os funcionários da Unidade Básica de Saúde. A contribuição do estudo está direcionada para esclarecer á importância de se trabalhar as ações humanizadoras desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde, diagnosticando as falhas existentes a serem trabalhadas e melhoradas. Os dados coletados foramrelevantes e significativos no âmbito de conhecer com mais precisão e coerência a realidade contextual e vivencial da Unidade Básica de Saúde; foi oportuno conhecer com mais clareza e precisão o atendimento realizados pelos profissionais da saúde.



Palavras ? chave: Humanização; Saúde; Gestão Hospitalar















1 Introdução


Os pressupostos foram direcionados aoserviço desenvolvido na Unidade de Saúde Theomário Pinto e tem como objetivo maior conhecer seu funcionamento, sua estrutura física e se este serviço atende de fato a clientela por ele desejada. Sabemos que com a atual evolução da tecnologia, o mercado tornou-se variado e com ele cresceu a procura e a demanda na qualidade de serviço. Assim, cresce as oportunidades e as exigências na qualidadeaumentam diariamente. Desta forma o mercado ficou mais competitivo travam-se verdadeiras batalhas para se conquistar e manter um lugar no mercado, e para fazer isso todo o segmento de atividade tem que estar dotado, não só de boa estrutura física, como bem dotada de preparo físico e pessoal para que mantenha um bom padrão de qualidade e atendimento de serviços.
Quanto aos objetivos propostos naelaboração do trabalho procuramos descrever as ações humanizadoras desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde para a melhoria da qualidade no atendimento, onde traçou-se os seguintes objetivos específicos: Conhecer a metodologia utilizada pela instituição para a melhoria da qualidade no atendimento; Identificar os fatores que promovem a qualidade no atendimento dos pacientes/clientes; Verificar como ahumanização melhora o clima da organização e conseqüentemente na qualidade do atendimento.
A humanização da Unidade de Saúde supõe que seus espaços se assemelhem a mais possível com a própria casa dos que utilizam (pacientes e funcionários) e isto, infelizmente, não é ainda o que caracteriza a maioria das Unidades de Saúde, que foram planejados sem marca e a presença do componente humano. São aindamuito institucionais e provocam ou prevêem um atendimento muito personalizado. No entanto, é possível (e necessário) construir uma instituição que atenda os anseios da comunidade. Basta que nela veja fomentado o espaço para as famílias, os pacientes, funcionários e todos que estão recebendo os benefícios e orientações de uma melhor qualidade de vida.
A busca pela humanização deixou de serpreocupação apenas das grandes empresas industriais e passou a constituir-se em prioridade para toda organização desejosa de seu desenvolvimento, em particular da rede hospitalar. Estamos numa época de grandes mudanças, e nenhuma organização pode continuar sendo o que foi no passado, mesmo nos anos mais recentes. Pois, sabemos que a informação e o conhecimento estão sendo disseminados por toda parte, e...
tracking img