Horto niteroi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Popularmente conhecido como horto de niterói,o jardim botânico de Niterói é considerado patrimônio da cidade e consiste em uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do município.Tem uma área de 258 mil metros quadrados ,com grande biodiversidade,composto por uma vegetação bem variada e qualitativamente heterogênea.Esse foi o motivo para escolhermos o jardim botânicode Niterói como base de nosso trabalho e pesquisa,afim de podermos explorar o que ocorre com a vida vegetal e animal desta lugar que é considerado de grande importância para a cidade,sendo um lugar ideal para quem busca ar puro ,contato com a natureza e tranquilidade para prática esportivas e de lazer.



2 – Objetivo

Quando se pensa na “vida verde” de Niterói, logo vem à cabeça seusparques e praças, mas acima de tudo pensa-se em lugares que proporcionam tranqüilidade e paz. O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona um lugar destes, como é a sua vida vegetal e animal, que espécies podem-se encontrar e como elas são afetadas pelo homem e suas ações.

3- METODOLOGIA

História do Horto
Localizado na Alameda São Boaventura, 770, seu terreno, que correspondia ao Sítio daÁgua Azul, foi vendido em 1891 por Constantino Pereira de Barros, Barão de São João de Icaraí, aos proprietários da Ramos e Cia., para a instalação da Olaria Progresso. Com a falência da olaria, a área foi incorporada ao patrimônio do estado para o pagamento de dívidas. Em 1905, o então governador do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, assinou um decreto criando no local o Horto Botânico de Niterói, com oobjetivo de cultivar e distribuir mudas e sementes frutíferas, têxteis e medicinais aos agricultores. Foram construídas estufas de plantas ornamentais, tanques de germinação e pomares de plantas fibrosas. No período de 1918 a 1927, o Palácio Euclides da Cunha, sede do antigo sítio, abrigou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária da União até a sua transferência para a praia Vermelha, noRio de Janeiro e, depois, para Seropédica, já como Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A partir de 1931, por ordem do interventor estadual, Ari Parreiras, passou a abrigar a Secretaria Estadual de Agricultura. Através de um convênio assinado com o Instituto Penal Vieira Ferreira Neto, em 1935, foi empregado a mão-de-obra de 70 detentos, e assim pôde construir ripados, oficinas decarpintaria, viveiros e a pérgula que ainda são utilizadas. Os detentos formavam o quadro de pessoal assalariado diarista do Horto Botânico e trabalhavam sob a orientação dos funcionários e vigiados pelos guardas da penitenciária.
Em 1975, nas comemorações dos seus 70 anos, o horto foi transformado em Jardim Botânico, recebendo o nome do seu fundador. Em 1991 o Palácio Euclides da Cunha foi tombado peloInstituto Estadual de Patrimônio Cultural. Atualmente, além da Secretaria de Agricultura, abriga diversos órgãos e entidades estaduais, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, a Empresa de Pesquisa Agropecuária - Pesagro, a Empresa de Serviços de Insumos Básicos para a Agropecuária – Siagro e a Cooperativa Apícola - Coapi, bem como laboratórios de análise e de biologiaanimal.
Entre as 2.500 espécies de plantas e árvores existentes na sua área de 242 mil metros quadrados estão jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias. No terreno também funciona um mini-zôológico, criado em 1942, e que, entre outras atividades, ajuda o Corpo de Bombeiros, o Batalhão Florestal e a Delegacia do Meio Ambiente na recuperação de animais recolhidos, como pingüins e jacarés. O hortoainda oferece cursos de jardinagem, paisagismo, arranjos com flores, cosmética com ervas medicinais, apicultura e piscicultura ornamental, entre outros, além de palestras, exposições, apresentações musicais e teatrais, lançamentos literários e uma feira de produtos orgânicos uma vez por semana. Há 15 trilhas, área de lazer, um chafariz construído como ornamentação. Na estufa encontramos diversas...
tracking img