Triz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A TRIZ é uma criação de G. S. Altshuller, um brilhante pensador nascido em Tashkent, Uzbequistão, em 15 de outubro de 1926 e falecido em Baku, Azerbaijão, em 24 de setembro de 1998. É a Altshuller que se deve o mérito pela criação da TRIZ Clássica, iniciada nos anos 1940 e desenvolvida sob sua liderança até o início dos anos 1990.
TRIZ é uma sigla russa, transcrita para o nosso alfabeto comoTeoria Rechenia Izobretatelskih Zadatchi e significa, literalmente, Teoria da Resolução de Problemas Inventivos. Entretanto, a tradução Teoria da Solução Inventiva de Problemas (do inglês Theory of Inventive Problem Solving) é a mais comum. De acordo com Altshuller, problemas inventivos são um tipo especial de problemas - aqueles que contém contradições. A sigla TRIZ somente surgiu nos anos 70, mas,acabou sendo adotada internacionalmente.
Na definição de Savransky (2000): "TRIZ é uma metodologia sistemática, orientada ao ser humano, baseada em conhecimento, para a solução inventiva de problemas." A seguir, vamos examinar as partes desta definição.
A TRIZ é baseada em conhecimento porque:
- contém heurísticas para a solução de problemas, cujas fontes originais de informações são patentes;- faz uso de efeitos descobertos nas ciências naturais e na engenharia para a solução de problemas; - orienta o levantamento e utilização de conhecimentos referentes ao domínio do problema específico a ser solucionado.
A TRIZ é orientada ao ser humano porque suas heurísticas são para uso humano, não computacional. A TRIZ é especialmente eficaz na solução conceitual de problemas, na qual - pelomenos com a tecnologia atual - o computador não consegue competir com o cérebro humano.
A TRIZ é sistemática porque:
- contém métodos estruturados para orientar a solução de problemas; - considera a situação problemática, a solução e o processo de solução como sistemas.
A TRIZ é voltada para a solução inventiva de problemas porque, embora tenha hoje aplicação nas mais diversas áreas doconhecimento (administração, publicidade, artes), a TRIZ nasceu na engenharia e o propósito inicial de seu criador era desenvolver um método para inventar.
Além de defini-la como metodologia, é possível entender a TRIZ em níveis mais altos, como sendo uma filosofia, uma ciência ou como sendo o estudo da excelência ou em níveis mais baixos, como um conjunto de métodos para a formulação e resolução deproblemas.
O caráter filosófico da TRIZ consiste nos seguintes fundamentos:
- idealidade, ou o conceito de que os sistemas (técnicos ou não) evoluem no sentido do aumento das funções úteis e da diminuição das funções inúteis e prejudiciais; - contradição, ou o conhecimento de que uma das formas mais comuns de evolução dos sistemas técnicos é a resolução de contradições que o sistema continha; -recursos, ou resolver o problema com o próprio problema (identificando e usando ativamente elementos da própria situação problemática para resolver o problema); - sistemática, que é a idéia de enxergar dentro de um contexto que envolve tempo, espaço e interações; - funcionalidade, que consiste na modelagem de elementos concretos das situações problemáticas e das soluções na forma mais abstrata defunções.
Como ciência, a TRIZ vem se desenvolvendo mais recentemente, através de um interesse cada vez maior dos meios acadêmicos pela metodologia. Há diversas pesquisas em andamento envolvendo a organização da TRIZ como ciência e um número crescente de publicações relacionadas com a TRIZ em congressos e journals.
A TRIZ como o estudo da excelência configura-se como a abstração, compilação e organizaçãodas melhores formas de resolver problemas na forma de estratégias e princípios. Isso aconteceu, primeiro, nas engenharias mais antigas (os primeiros estudos de Altshuller envolveram soluções da engenharia mecânica, civil, elétrica e química) e, atualmente, acontece em todas as áreas do conhecimento (publicidade, artes, pedagogia, administração, etc.).
No nível da solução de problemas, a TRIZ...
tracking img