Hormonios da glicemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regulação hormonal da glicemia (quais os hormônios envolvidos? Como ocorre o processo de regulação da glicemia?).
A regulação hormonal glicêmica é, fundamentalmente, efetivada por uma classe de hormônios chamados peptídicos, tal como insulina e glucagon, cuja interação específica com receptores em célula-alvo dá-se em nível de membrana plasmática. Assim sendo esses hormônios não penetram nascélulas. Entretanto, a formação do complexo hormônio-receptor inicia, na membrana, uma sequência de eventos que leva à produção intracelular de um segundo mensageiro químico da ação hormonal que repercute em reações intracelulares chamadas de transdução de sinal.
O segundo mensageiro dos hormônios peptídicos, assim como, catecolaminas, é a adenosina 3’ ,5’-monofosfato, o AMP cíclico (cAMP). Apresença de cAMP nas células irá provocar alterações nas atividades de determinadas enzimas e, por consequência, a modificação do metabolismo que constitui a resposta celular ao estímulo hormonal. Esta resposta é temporária, porque o cAMP pode ser hidrolisado a 5’-AMP por uma reação catalisada pela fosfodiesterase, sendo assim a resposta hormonal é dependente das atividades da adenilato ciclase e dafosfodiesterase. Além dos principais hormônios da regulação da glicemia, tem-se outros como, catecolaminas (adrenalina) e cortisol que se tornam os mais importantes em situações de hipoglicemia prolongada, em consequência de deficiência de glucagon. Estes contrapondo a insulina e coadjuvando a ação do glucagon, devido aos efeitos mais importantes que exercem: glicogenólise muscular e hepática;degradação de triacilgliceróis do tecido adiposo, lipólise entre outras.
O processo de regulação hormonal da glicemia dá-se pelo estado nutricional em que o organismo se encontra, dividindo-se em períodos: Absortivo ;pós-absortivo; jejum.
* Absortivo – período que se segue à ingestão de alimentos, caracteriza-se pela ocorrência de processo biossintéticos que incluem a recomposição das reservas deenergia:
Após uma refeição, os nutrientes absorvidos no intestino sao conduzidos diretamente ao fígado. Cerca de 2/3 da glicose que chega ao fígado é por lelé captada. O excedente de glicose é mantido em circulação, provocando um aumento da glicemia, a que o pâncreas responde aumentando a liberação de insulina e diminuindo a de glucagon, sendo que esta relação insulina/glucagon determina profundas eamplas alterações metabólicas.
A diminuição dos níveis de glucagon e o aumento dos níveis de insulina desativam o sistema adenilato ciclase nas células-alvo destes hormônios, como os hepatócitos. Neles, a queda do nível de cAMP inativa a proteína quinase, que deixa de fosforilar a proteína inibidora das fosfoproteinas fosfatases. Estas enzimas, agora ativas, provocam a desfosforilação dafosforilase quinase, da glicogênio fosforilase e da glicogênio sintase, inativando as duas primeiras e ativando a enzima de síntese
A glicose recebida pelo fígado é fosforilada pela glicoquinase, cuja síntese é induzida por insulina. A glicose 6-fosfato, além de ser metabolizada pela glicólise, origina glicose 1-fosfato para a síntese de glicogênio.
* Pós-absortivo- período de cerca de 3 a 4 horasapós um rfeição, durante o qual a glicemia será mantida principalmente pela degradação do glicogênio hepático, com uma contribuição crescente gliconeogênese. Este periodo terá duração de aproximadamente 12 horas; além deste tempo, a contribuição da gliconeogênese suplanta a da glicogenólise para a manutenção da glicemia.
Durante o período pós-absortivo, o decréscimo da concentração de glicose éacompanhado por uma diminuição da relação insulina/glucagon, com duas consequências diretas: restrição do consumo de glicose apenas aos tecidos insulino-independente e estímulos da adenilato ciclase das células-alvo, desparecendo as ativações induzidas pela insulina e que passa a prevalecer os efeitos desencadeados pelo glucagon e cAMP, sendo o metabolismo preponderantemente oxidativo.
No...
tracking img