040511201503

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL
CURSO: MEDICINA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA

JOSÉ ALVES FERREIRA NETO

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE ANÁLISE DA GLICEMIA

TERESINA
2011
JOSÉ ALVES FERREIRA NETORELATÓRIO DA PRÁTICA DE ANÁLISE DA GLICEMIA

Relatório nº 5 apresentado à disciplina Fisiologia como registro de aula prática de análise glicêmica realizada em março de 2011.
Professor: Antônio LuizMartins Maia Filho

TERESINA
2011

SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 3
2 METODOLOGIA 4
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1 INTRODUÇÃO

Após aabsorção dos carboidratos nos intestinos, a veia porta hepática fornece ao fígado uma quantidade enorme de glicose que vai ser liberada para o sangue e suprir as necessidades energéticas de todas as células doorganismo.
As concentrações normais de glicose plasmática (glicemia) situam-se em torno de 70 - 110 mg/dl, sendo que situações de hiperglicemia tornam o sangue concentrado alterando os mecanismosde troca da água do LIC com o LEC, além de ter efeitos degenerativos em nervos, rins, vasos etc.
Os hormônios pancreáticos insulina e glucagon possuem ação regulatória sobre a glicemia plasmática. Nãosão os únicos envolvidos no metabolismo dos carboidratos (os hormônios sexuais, epinefrina, glicocorticóides, tireoidianos, GH e outros também têm influenciam a glicemia), porém, sem dúvida, são osmais importantes.
O estudo feito teve como finalidade reconhecer a regulação da glicemia do pelo sistema endócrino durante períodos alternados de repouso e atividade física feitos com em algumassituações.

2 METODOLOGIA

A aula prática foi realizada com a participação voluntária de indivíduos da espécie Homo sapiens. Inicialmente foram delimitados um grupo de 4 pessoas para realizar osexperimentos, sendo que dois estavam em jejum.Após cada atividade era registrada a glicemia dos participantes com o teste de glicemia capilar e em seguida comparados.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO...
tracking img