Hormonio da paratireoides e calcitonina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hormônio Paratireóides E Calcitonina




ÍNDICE



Hormônio Paratireóide

- Anatomia fisiológica das glândulas paratireóides
- Química do Hormônio Paratireóide
- Ações do Hormônio Paratireóides
- Ações do PTH sobre o Osso
- Ações do PTH sobre o trato Gastrointestinal
- Efeito do Hormônio Paratireóide sobre a secreção do desfofato e de cálcio pelos rins
- Controle da secreção dehormônio Paratireóide

Calcitonina

- Biossintese e secreção de calcitonina
- Ações da Calcitonina sobre o Osso
- Ações da Calcitonina sobre o trato Gastrointestinal
- Metabolismo da Calcitonina
- Controle da secreção de Calcitonina
- Efeito da Concentração Plasmática de cálcio sobre a secreção de Calcitonina
- Controle global da concentração de íons de cálcio
- Regulação Hormonal dometabolismo de cálcio e fosfato
- Controle do equilíbrio do cálcio
- Controle do Metabolismo do Fosfato

Bibliografia

Conclusão




















HORMONIO PARATIREOIDE

Durante muitos anos, soube-se que o aumento da atividade a glândula paratireóide causa rápida absorção de sais de cálcio dos ossos, resultando em hipercalcêmica no liquido extracelular. Por outro lado,a hipofunção das glândulas paratireóides causa hipoculcetnia, quase sempre com a atetania resultante. Alem disso o hormônio paratireóide é importante no metabolismo do fosfato, bem como no metabolismo do cálcio.

Anatomia fisiologica das glandulas paratireoides

As paratireóides são pequenas glândulas do sistema endócrino que estão localizadas atrás da tireóide. Existem 4 glândulasparatireóides os quais normalmente têm o tamanho de uma ervilha cada uma que medem cerca de 3 x 6 mm, com peso total de, aproximadamente, 0,4 gramas. Possuem uma coloração amarelada e localizam-se mais comumente na face posterior da tireóide, nos pólos superiores e inferiores da glândula, geralmente na cápsula que reveste os lobos da tireóide, embora algumas vezes se situem no interior da glândula. Há apossibilidade também de serem encontradas no mediastino, próximo ao timo. Esta última localização se deve ao fato de as paratireóides e o timo se originarem de esboços embrionários muito próximos.
Cada paratireóide é envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo. Dessa cápsula partem trabéculas para o interior da glândula que são contínuas com as fibras reticulares que sustentam os grupos decélulas secretoras.
O parênquima da paratireóide é formado por células epiteliais dispostas em cordões separados por capilares sangüíneos. Há dois tipos de células na paratireóide: as principais e as oxífilas. As células principais são as predominantes e são menores, de forma poligonal, têm núcleo vesiculoso e citoplasma fracamente acidófilo; estas células são secretoras do hormônio das paratireóides, oparatormônio.



Química do hormônio paratireóideo.

O hormonio paratireoides são isolados em sua forma pura. É inicialmente sintetizados nos ribossomas, sob a forma de pré-pró-hormonio, uma cadeia polipeptidica de 110 aminoacidos. Essa cadeia é clivada resultando na formação do pró-hormonio e, finalmente do proprio hormonio pelo reticulo0 endoplasmatico e pelo aparelho de Golgi.
O PTH ésintetizado no retículo endoplasmático rugoso das células principais, sob a forma de um pré-pró-hormônio contendo 115 aminoácidos. Os primeiros 25 aminoácidos são rapidamente clivados no local de sua síntese e formam pró-PTH que, depois, é transportado para o aparelho de Golgi. Nessa organela, os 6 amino ácidos do fragmento “ pró” são retirados e o PTH é acondicionado em vesículas secretoras. Jáque essa conversão é muito eficiente, as vesículas contêm PTH, porém pouquíssimos fragmentos “ pró” ou pró-PTH. Após seu acondicionamento nas vesículas, o PTH pode ser secretado ou degradado e esses dois processos estão inversamen te regulados. Especificamente, os estímulos para a secreção desse hormônio diminuem a taxa de degradação intracelular, enquanto os inibidores da secreção estimulam a...
tracking img