Saudee alternativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Curso: Atualizações - Programa Proficiência Fase IV
* Disciplina: Temas Atuais de Saúde e Enfermagem IV
>> Núcleo Temático 1 > Unidade de Estudo 10

* Saúde alternativa: utilização de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS
OBJETIVOS
* Contextualizar o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a utilização da saúde alternativa no Sistema Único de Saúde.Olá caro ex-aluno, como vai? A utilização de plantas e fitoterápicos é bastante difundida na população brasileira. E, paulatinamente o uso dessa terapia alternativa já está sendo incorporado aos serviços públicos de saúde, por meio do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Dessa forma, a equipe de enfermagem deve etsar atenta aos objetivos desse programa, bem como sobre aspolíticas relacionadas a esse assunto. Vamos então nos aprofundar nesse tema?
Mas, antes que tal iniciarmos com a definição de Plantas medicinais e fitoterápicos e um pouco de seu histórico no Brasil.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades, e, são tradicionalmente utilizadas como remédio em algumascomunidades. Para usá-las, é preciso conhecer a planta e saber onde colher e como ela deve ser preparada.
Você sabia que...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconhece a importância da fitoterapia e sugere que esta seja uma alternativa viável e importante também para as populações dos países subdesenvolvidos, já que seu custo é diminuído. Estudos realizados nas universidades brasileiras jáidentificaram mais de 350 mil espécies vegetais, o que possibilita uma ampla variedade aos possíveis usos medicinais. Porém, entre tantas espécies, apenas dez mil possui alguma utilização medicinal conhecido. No Brasil existem cem mil espécies catalogadas, sendo apenas dois mil com uso científico comprovado.
Já quando essa planta medicinal é industrializada para a obtenção de um medicamento, tem-secomo resultado o fitoterápico. O processo de industrialização deve estar livre de contaminações por micro-organismos, agrotóxicos e substâncias estranhas, além de que a quantidade e a forma correta de utilização deverão ser padronizadas, permitindo assim maior segurança de uso.
O uso da fitoterapia e de plantas medicinais ocorre desde épocas remotas. Por isso, faz parte da história da humanidade,tendo muita relevância nos aspectos medicinais e culturais das comunidades. (REZENDE; COCCO, 2002)
No Brasil, o surgimento de uma medicina popular com o uso de plantas, deve-se aos índios, com contribuições dos negros e europeus. E, a partir, do momento, em que os leigos começaram a realizar maneiras alternativas de cura, iniciaram-se conflitos entre essas práticas (senso comum) e o sabercientífico. (REZENDE; COCCO, 2002)
 Entretanto, o uso das formas alternativas em saúde tem persistido, em virtude, principalmente, da necessidade de complementação do tratamento, percebida, por vezes, por parte da população que possui dificuldade de acesso à saúde e,, que, consequentemente não tem suas demandas e necessidades plenamente atendidas. (REZENDE; COCCO, 2002)
Caro leitor, agora que nosaproximamos da definição desses termos e, do seu histórico na saúde da população brasileira, vamos prosseguir com a definição e com os objetivos do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF)?
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o PNPMF foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 2.960/2008.
Esse Programa se constitui como uma parte fundamental das políticas públicas desaúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, bem como um dos elementos essenciais para a implementação de ações capazes de promover melhorias para a qualidade de vida da população brasileira. (BRASIL, 2009).
 O PNPMF foi estabelecido com o intuito de atingir o objetivo da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos que visa:
garantir à população brasileira o acesso...
tracking img