Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIREÓIDE

Embriologia da tireóide
A tireóide é a primeira glândula a se desenvolver no embrião, começa a formar-se cerca de 24 dias após a fertilização, a partir de um espaçamento endodérmico mediano no assoalho da faringe primitiva. Este espaçamento logo forma uma saliência- o primórdio da tireóide.Com o crescimento do embrião e da língua a tireóide em desenvolvimento desce pelo pescoçopassando ventralmente ao osso hióide e as cartilagens laríngeas em desenvolvimento.

Por um curto período, a tireóide fica conectada a língua por um tubo estreito, o ducto tireoglosso. Na sétima semana, a tireóide assume sua formação definitiva e geralmente já atingiu sua localização final no pescoço. Nesta ocasião, normalmente o ducto tireoglosso já degenerou e desapareceu.

Tireóide laringe

istmo Lobo direito Lobo esquerdo

Características e localização
É uma glândula endócrina de origem endodérmica. Está situada na região cervical anterior à laringe é constituída de 2 lóbulos unidos pelo istmo.

Histologia
É composta de folículos tireoidianos, estes são formados por epitélio simples e dentro de sua cavidade possui o colóide.De acordo com a funcionalidade da glândulapode ocorrer variação de epitélio de pavimentoso à cúbico A tireóide é coberta por uma cápsula de tecido conjuntivo frouxo que enviam septos para o interior da glândula até alcançar os folículos.

Células foliculares

colóide

As células epiteliais dos folículos apoiamse na Lâmina basal e apresentam características de células que sintetizam, secretam, absorvem e digerem proteínas Célulaparafolicular ou do tipo C (fazem parte do epitélio folicular ou se localizam entre os folículos). Possuem grânulos contendo o hormônio calcitonina. Este inibe a reabsorção óssea.

Células foliculares

Células parafoliculares

Vascularização
Extremamente irrigado por uma extensa rede de capilares. As células endoteliais dos capilares são fenestradas o que facilita o transporte entre as célulasendoteliais e o sangue

As células foliculares produzem dois importantíssimos hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina ( T3) A tireóide também secreta calcitonina, que é um hormônio polipeptídico produzido pelas células parafoliculares

Síntese e armazenamento do hormônio
O hormônio é produzido e armazenado no colóide que supre o organismo até três meses. O colóide é constituído detieroglobulina que contém os hormônios T3 e T4.

Liberação de t3 e t4
As células foliculares captam colóide por endocitose e este é digerido por enzimas lisossômicas e proteases. T3 ,t4 diidrotirosina (DIT) e monoiodotirosina (MIT) são liberadas no citoplasma.T3 e t4 vão para os capilares E MIT e DIT não são secretados e o iodo e a tirosina são reaproveitados 90%do hormônio circulante é t4, maseste é menos potente que o T3

Depois que o t3 e t4 vão para o sangue ligam-se a proteínas plasmáticas e são liberados para os tecidos. Apenas entram nas células o hormônio livre. Como o T3 liga-se menos fortemente ele entra em maior quantidade no citoplasma da célula. Tanto o T3 como o T4 ligam-se as proteínas receptoras nucleares para o hormônio tireoidiano, mas a afinidade do t3 é maior o queexplica a sua maior atividade biológica.

Hormônios e funções:
T4 e T3: Facilita a transcrição nuclear de genes responsáveis pela síntese protéica Aumenta o metabolismo celular e a taxa de crescimento Facilita processos mentais Aumenta a atividade das glândulas endócrinas Estimula o metabolismo dos carboidratos e gorduras Diminue colesterol, fosfolípedes e triglicérides Aumenta os ácidos graxosDiminue o peso corporal Aumenta a frequência cardíaca, respiratória e ação muscular

Hormônios da Glândula Tireóide

CALCITONINA: Abaixa a concentração plasmática do cálcio , suprimindo a reabsorção óssea

Controle da produção de hormônios tireoidianos
Teor de iodo Hormônio tireotrópico (TSH ou tireotropina))

Estímulos nervosos TSH estimula a captação de iodeto circulante,...
tracking img