Hormonas vegetais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola secundária com 2º e 3º ciclo Passos Manuel
Data de entrega: 13.05.2011
Data de realização: 07.05.2011

Disciplina de Biologia e Geologia
10ºA

Hormonas Vegetais

Trabalho Realizado por:
Ana Sofia 10ºA Nº1
Marina Fernandes 10ºA Nº18

Índice

• Introdução; Pág.1
• Hormonas Vegetais:Pág.2/3/4
• Tipos de Hormonas; Pág.5
• Conclusão; Pág.6
• Bibliografia;Pág.7

Introdução

Neste trabalho nos vamos abordar o tema das hormonas vegetais e como elas funcionam. As hormonas vegetais são hormonas que estimulam o crescimento e desenvolvimento celular das plantas e vegetais.
Hormonas vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante, eles estão sempre relacionados com o crescimento do vegetal. Os movimentos dos vegetais são essenciaispara o desenvolvimento das mesmas as hormonas também desempenham o mesmo papel na vida de um vegetal.
Nos vegetais os principais hormonas são as auxinas, as giberelinas, as citoquininas o ácido abscísico.

Hormonas Vegetais
Todos os seres vivos, desde os mais simples, como as bactérias, até aos mais complexos, como as plantas ou os animais, apresentam uma série de respostas aos estímulos domeio exterior. Algumas dessas respostas tornam-se evidentes sob a forma de movimentos.
Apesar de não terem capacidade de locomoção, as plantas, tal como os animais, também produzem movimentos de diversos tipos. Embora os movimentos das plantas não sejam, normalmente, tão rápidos ou tão evidentes, como os dos animais, alguns deles são espectaculares.
Os movimentos das plantas ocorrem em diversosórgãos, como os caules, as raízes, as folhas, ou as flores, e incluem, entre outros, alongamentos, curvaturas, enrolamentos, abertura e fecho de flores e folhas, entre outros.
Os movimentos das plantas, bem como o desenvolvimento dos seus órgãos, são afectados por inúmeros estímulos do meio exterior, tais como a luz, a temperatura, a gravidade, o fotoperíodo ou o toque mecânico (isto é ocontacto).
Os movimentos das plantas envolvem crescimento na direcção de um estímulo ambiental ou na direcção oposta a esse estímulo chama-se tropismo. O movimento que não envolve crescimento direccionado relativamente ao estímulo chama-se movimentos násticos ou nastias.
Embora existam outros tipos de movimentos nas plantas, os tropismos e as nastias são dos mais importantes.
O quadroseguinte sintetiza as principais respostas das plantas a estímulos ambientais.

Fig.1- Respostas das plantas em relação a estímulos ambientais

Os tropismos podem ser positivos ou negativos conforme o movimento se realiza em direcção ao estímulo ou se afasta dele. Vejamos alguns exemplos:

Fig.2- Tipos de Tropismos
Para além destes, muitos comuns, existem ainda outros topos de tropismos:- Termotropismo: resposta da planta em relação à temperatura;
- Quimiotropismo: resposta da planta em relação a um estímulo químico;
- Hidrotropismo: resposta da planta em relação à água.

O crescimento e o desenvolvimento de uma planta são condicionados por factores externos como a luz, a temperatura ou a gravidade, que, interagindo com factores internos, tais comohormonas vegetais, determinam as respostas associadas a esse crescimento e desenvolvimento.
As hormonas vegetais são substâncias químicas produzidas em determinadas zonas da planta e transportadas para outros locais, onde vão desencadear respostas fisiológicas.
Até agora foram identificados os seguintes tipos de hormonas vegetais: 
• As auxinas; • As giberelinas;...
tracking img