Homiletica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE HOMILÉTICA



I - DESCRIÇÃO DO CURSO: Um curso sobre os processos de extração de uma mensagem bíblica e como organizá-la dentro das normas homiléticas.

II - PROPÓSITO DO CURSO: O propósito geral do curso é ensinar ao aluno sobre a arte de preparar sermões bíblicos, aplicando a leis de interpretação corretamente.

III - OBJETIVOS DO CURSO: Ao final do curso o aluno será capaz de:A) Definir o que é homilética e hermenêutica.
B) Aplicar as leis de interpretação bíblica corretamente.
C) Estruturar um sermão bíblico.
D) Comunicar a mensagem bíblica organizada dentro de uma estrutura homilética.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A) A Vida do Pregador
B) O Conceito de Homilética e Hermenêutica
C) Os Passos para a Preparação do Sermão:
1) A Introdução
2) OTema
3) As Divisões
4) A Argumentação
5) As Ilustrações
6) A Aplicação e Conclusão
D) Os Bons Hábitos na Pregação
E) APÊNDICE: Modelo de Liturgia

I – A VIDA DO PREGADOR.


O Testemunho da Conduta. – Para prevenir os seus discípulos contra os falsos profetas, que escondiam suas unhas de lobo debaixo de um disfarce de ovelha, o Senhor Jesus formulou uma normainfalível para julgar o caráter humano: “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.16-20). A Conduta do homem regenerado não é a mesma que era antes do seu encontro com Cristo (I Coríntios 6.9-11; II Coríntios 5.17). Não queremos dizer com isto que o cristão não comete pecado. O crente pode chegar a cair em pecado, contudo sentirá impulsionado a arrepender-se sinceramente. Queda eventual nãopode ser confundida com prática habitual (1 João 3.4-10). Consciente como é de suas muitas imperfeições, o verdadeiro crente acha consolação no fato de que o rumo que leva a sua vida é bem diferente do que antes de encontrar-se com Cristo. O testemunho da conduta dá-lhe segurança.


Amor ao Estudo da Bíblia - Oh! Quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. Oh! Quão doces são as tuaspalavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca. (Salmo 119.97,103). Estas palavras devem ecoar no coração do pregador. Este deve saber que os benefícios que emanam de um conhecimento amplo das escrituras são indispensáveis, tanto para o vigor de sua própria vida espiritual como para a confirmação do seu testemunho aos outros. O pregador deve ler a da seguinte maneira:Leia pelo menos uma porção por dia.


Tenha um plano definido para ler toda a Bíblia.


Leia em busca de alimento para a sua própria vida.


Marque sua Bíblia e faça anotações.


Memorize versículos.


A Prática da Oração - A prática da oração é indispensável para o cultivo da própria vida espiritual. Por ela se sai vencedor na hora da tentação (Mateus 26.41);se obtém a sabedoria necessária para fazer decisões importantes (Tiago 1.5-6); se consegue coragem para testemunhar em ocasiões difíceis (Atos 4.24-31); e se fortalece o espírito nas horas de aflições (II Coríntios 12.7-9). Aprende-se a orar orando. O pregador deve orar antes de começar a prepara o sermão e continuar em oração no decurso de toda a preparação. Mas ao terminar o pregador precisaorar pelo sermão para que Deus o aplique, primeiro, em sua própria vida e, depois nos ouvintes.


II - HOMILÉTICA [a arte de preparar e pregar sermões fiéis e poderosos]

O obreiro precisa saber comunicar a Palavra de Deus com eficiência e de maneira clara. Surge então, a necessidade da homilética.
PORQUE PREPARAR SERMÕES?
"Sermão é Deus quem dá". Por que há níveis diferentes de sermões?Por que há pregadores melhores que outros? Todos os sermões e todos os pregadores deveriam ser uniformes? Há pregadores que encaram o preparo do sermão como descrença no poder espiritual deles. Mas, o preparo faz parte do plano de Deus para comunicar sua mensagem. Durante a preparação do sermão o pregador deve buscar a iluminação do Espírito Santo para assimilar a mensagem e transmiti-la com...
tracking img