Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) As regras de uma sociedade estão relacionadas com os seguintes fenômenos:
a) Necessidade do grupo de impor sua vontade sobre as vontades individuais, para conseguir, assim, anular nosso lado pessoal.
b) Apenas existem regras aplicadas aos interesses que são mais importantes, enquanto coisas como sentimentos ou ideias estão livres de regras.
c) As regras existem para que o grupo socialpermaneça sempre o mesmo.
d) As regras possibilitam que cada indivíduo consiga estabelecer uma comunicação com o mundo, dando sentido a tudo que o cerca.
e) As regras são resultado de nossa comunicação de massa, que tornou os símbolos cada vez mais semelhantes em todos os lugares.

2) Ao analisar as funções das regras na cultura, está incorreto afirmar que:
a) As culturas como um todo são ordenadasa partir de regras que possibilitam comportamentos padronizados que se tornam habituais.
b) As regras possibilitam a produção e a troca de significados compartilhados e, portanto, de comunicação e compreensão.
c) As regras retiraram o ser humano dos domínios e das imposições da natureza por meio dos instintos, colocando-o nos domínios da cultura.
d) Os homens produzem formas de organizaçõescoletivas fundamentadas num corpo de regras compartilhadas.
e) As regras servem apenas para limitar a atividade humana e punir os que não obedecem.

3) Normas e valores são conceitos que se referem a diferentes fenômenos do comportamento humano. A respeito da relação entre normas e valores, assinale a alternativa correta.
a) Os valores não influenciam nas normas, uma vez que as normas são regrasde conduta em sociedade, e os valores são apenas ideias.
b) As normas de uma sociedade são sempre produzidas pelos valores, pois as normas são a garantia da sociedade para que todos tenham atitudes desejáveis.
c) Os valores influenciam as normas apenas em pequenos grupos dentro de uma sociedade, garantindo o consenso entre seus indivíduos.
d) A única relação entre normas e valores em umasociedade acontece no momento em que os indivíduos não agem de acordo com as regras, sendo punidos moralmente em seus valores por isso.
e) A relação entre normas e valores é definida quando um pequeno grupo consegue ser o mais influente dentro de uma sociedade e os impõe aos demais.

4) Segundo o antropólogo Roque de Barros Laraia, a mudança de valores e hábitos em uma cultura pode ter duas fontes, umainterna e outra externa. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) As mudanças internas são provocadas pelo contato com uma cultura diferente, enquanto as externas são causadas por fenômenos que não dependem da vontade dos indivíduos, como catástrofes climáticas.
b) Mudanças internas resultam sempre e unicamente do choque de gerações, enquanto as externas são resultantes das influênciasde novas descobertas revolucionárias.
c) As internas seriam aquelas que resultam da ação do tempo em uma sociedade, sem qualquer influência de fora e que podem ser aceleradas por grandes descobertas tecnológicas; já as externas resultam do contato com outros povos.
d) Chamamos “mudanças internas” aquelas que são resultantes das guerras e revoluções sociais dentro de uma sociedade; já as “mudançasexternas” são resultado do choque de gerações e das descobertas de povos antes desconhecidos.
e) Internas seriam as mudanças que acontecem naturalmente, ou seja, sem que as pessoas percebam, e que não precisam de conflitos; já as externas são mudanças que exigem disputas dentro da sociedade, resultando normalmente na vitória de um grupo externo à tradição.

5) Toda cultura está em constantemudança, não apenas em sua tecnologia, mas também em suas regras e valores. Podemos perceber isso através das condutas de seus indivíduos. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
a) Toda mudança de valores afeta as relações sociais, pois muitas vezes um comportamento que vai contra as regras instituídas gera conflito entre os indivíduos, podendo resultar em tratamentos desmoralizantes....
tracking img