Homem e sociedade - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo NP1 - Homem e Sociedade

Somos seres cujo comportamento é determinado ao mesmo tempo:
· BIO - por nossas características orgânicas (o tipo de aparelho físico que temos e como podemosutilizá-lo);
· PSICO - por nossas experiências pessoais racionais e afetivas de mundo e;
· SOCIAL - pelo meio social onde vivemos.
· Até o momento puderam concluir que nosso comportamento é fruto de umprocesso histórico no qual BIOLOGIA e CULTURA modelaram nossos ancestrais. Esse trabalho conjunto entre nosso desenvolvimento biológico e a cultura foram responsáveis por tamanhas mudanças em nossaespécie.
· No séc. XIX Charles Darwin (biólogo), afirmou que todas as espécies vivas resultam de uma EVOLUÇÃO ao longo do tempo. Isso significa, que se retornássemos em nosso planeta há milhões deanos atrás não encontraríamos as espécies conforme as vemos hoje. Cada ser vivo, para chegar até hoje, passou por sucessivas e pequenas transformações que possibilitaram sua sobrevivência; esse processode mudanças orgânicas ocorre por necessidade de ADAPTAÇÃO AO MEIO. Consideremos que as condições do meio como clima, quantidade na oferta de alimentos e todas as questões relacionadas às condiçõesambientais, estão em constante mudança. Pois bem, as formas de vida existentes precisam acompanhar essas mudanças, estando sujeitas – segundo Darwin – a dois destinos: a) podem se adaptar e ao longo demuitas gerações apresentarem mudanças visíveis; b) não conseguem se adaptar, entrando em extinção.
· A possibilidade da geração de uma prole com características que permitam a adaptação ao meio é,para os evolucionistas, chamada de “seleção natural” – sobrevivem apenas aqueles indivíduos com traços que os permitam a sobrevivência. Ao lado da seleção natural, as mutações aleatórias também sãoresponsáveis pelas modificações de um organismo ao longo do tempo.
· Uma das dificuldades do senso-comum em aceitar as idéias evolucionistas, está no fato que não podemos “ver” a evolução acontecendo....
tracking img